TEMPO DE RECOLHIMENTO

24 - Março
Estamos vivendo o primeiro dia da quarentena que, segundo o governo estadual paulista, vai até o dia 7 de abril. Vale lembrar que esta situação de epidemia não é desconhecida da humanidade. Que pena que meus avós já não estão mais aqui, pois se estivessem, eu poderia lhes perguntar como foi e como viveram o surto da “gripe espanhola”, que de janeiro de 1918 a dezembro de 1920 infectou um quarto da população mundial. A “gripe espanhola” atingiu o mundo e chegou ao Brasil em navios que aqui aportaram, vitimando milhares de pessoas, entre as quais o Exmo. Sr. Rodrigues Alves, recém eleito Presidente do Brasil e que não chegou a tomar posse.
Estamos em quarentena por causa da presença do corona vírus, que provoca a doença denominada covid-19. Igrejas fechadas, missas sem povo, Semana Santa cancelada. Coisa que nunca vimos nem sequer de longe poderíamos imaginar. Tal situação nos impõe buscar um entendimento sobre o que se passa e também uma perspectiva de enfrentamento, ambos obviamente no campo espiritual.
1. Como entender. Para nós cristãos hoje este tempo de pestilência é sim uma situação inusitada, mas não podemos dizer que seja de todo inesperada. Pois Jesus já havia dito: “Quando ouvirdes falar de guerras e subversões, não vos atemorizeis, é preciso que primeiro isso aconteça, mas não será logo o fim. Levantar-se-á nação contra nação e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, pestes e fome em todos os lugares, aparecerão fenômenos pavorosos e grandes sinais vindos do céu.” (Lc 21,9-11) Ora, a atual epidemia está atingindo de maneira violenta e indiscriminada a humanidade em todo mundo, não há para onde correr, porque “há peste em todos os lugares”. Portanto, o cristão que conhece a Palavra Divina, não pode atribuir-se ignorância sobre a proporção do que está acontecendo.
2. Como enfrentar. Cumprindo as determinações governamentais que são os meios que se têm para controlar e debelar a peste e, ao mesmo tempo, praticando a fé através da oração e para isto sobra tempo, concordas? Tendo diante dos olhos e no coração a santíssima Palavra de Jesus: “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33) Disse também: “É pela perseverança que mantereis vossas vidas.” (Lc 21,19) Junte a esta palavra de Jesus o que dizia o apóstolo Paulo aos sofridos cristãos do primeiro século: “Se Deus está conosco, quem será contra nós?” (Rm 8,31) Sim, a igreja pode estar fechada, mas Deus não, e sua Palavra também não. A Palavra está aí bem à tua frente. Sob a intercessão materna de Maria Santíssima, Nossa Senhora Aparecida, Deus seja tua proteção e de tua querida família. Permaneça firme na fé e constante na oração. Fique com Deus e esteja em paz.