FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

18 - Junho
GRANDE É O VOSSO NOME POR TODO UNIVERSO

Com a vinda do Espírito Santo tomamos conhecimento do ser Trinitário de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Esta Trindade Onipotente é o mistério do Amor entre o Pai e o Filho que gera o Espírito Santo. O Amor divino se manifesta em toda a criação, especialmente no homem e na mulher, criados à sua imagem e semelhança. Eis porque o salmista enaltece o homem, dizendo: “Pouco abaixo de Deus o fizeste, coroando-o de glória esplendor.” (Sl 8)
Infelizmente o pecado turvou o esplendor, que coroava a criatura humana no ato da criação. Foi preciso que Jesus, obediente ao Pai até o fim, viesse e recuperasse para nós o que o pecado nos tirou. Portanto, se por um homem o pecado entrou no mundo e com ele a morte, também por um só homem o pecado saiu, ensina o apóstolo Paulo.
A festa da Santíssima Trindade é e sempre será um convite a vivência do Amor. Aqui é preciso ter claro: fora deste sentimento divino, insuflado no coração humano, o homem e a mulher não têm como trazer para suas vidas a presença de Deus.
“Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5,1) Realmente a fé nos conduz a Jesus que nos reconcilia com Deus e, uma vez reconciliados com Deus, somos conduzidos à vivência do Amor entre nós. Disse Jesus: “Uma só coisa vos mando: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 15, 12)
O apóstolo João inspirado neste mandamento de Jesus finalizou maravilhosamente esta doutrina na sua primeira carta, onde ele escreveu: “Caríssimos amemo-nos uns aos outros, o Amor procede de Deus e quem ama nasce de Deus e conhece a Deus. Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor e quem ama permanece em Deus e Deus nele.” (1 Jo 4,7.16)
Assim sendo, que a festa da Santíssima Trindade, no próximo domingo, ilumine teu coração com a luz que o Espírito Santo trouxe para todos nós. Não te esqueças: quanto mais você orientar sua vida pelo Amor, tanto mais a presença de Deus tomará conta do seu ser. Agora e sempre, desça sobre você e sua querida família a benção de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Que a paz esteja na tua casa e fique com Deus!