TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME!

27 - Março
“TOME A SUA CRUZ E ME SIGA”

Será que quando Jesus disse: “Tome a sua cruz e me siga”, ele queria que nós simplesmente aceitássemos os sofrimentos, as privações, os reveses da vida, assim como ele aceitou a Cruz que lhe impuseram nos ombros, e a carregou até ao Calvário?
Não pode ser! Não pode ser, porque o próprio Jesus disse: “Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo. 3, 16) A Palavra é clara: o que Deus sente pelo mundo é amor, e por causa deste amor enviou Jesus, seu Filho amado, para que todo aquele que nele acreditar não pereça.
Observe que Jesus não disse que quem acreditasse nele não teria sofrimentos, não teria cruzes; ele disse que não pereceria. Perecer quer dizer ser destruído, acabar, mas Jesus veio ao mundo justamente para que isso não nos acontecesse. Sofrimentos e cruzes sempre haverão, mas quem acredita em Jesus, quem deposita nele sua confiança, sua esperança e fé, não perecerá.
E você sabe porque que quem toma a sua cruz e segue Jesus não haverá de perecer?
Porque quando esta pessoa levanta a cabeça e olha para frente, vê o próprio Jesus carregando uma Cruz bem maior e mais pesada; vê Jesus mostrando o caminho mais fácil e seguro, para que quem carrega a cruz possa passar.
Sim, irmãos, a cruz continua ali, mas seguindo Jesus é bem mais fácil carregá-la. E nós já sabemos onde Jesus chegou através da Cruz. Lembra que ele disse que era “necessário que o Filho do Homem fosse levantado, a fim de que todo aquele que cresse nele tivesse a vida eterna?” (Jo. 3, 14-15). Então, Jesus não prometeu cancelar nossas cruzes, mas prometeu que se nós o seguíssemos, mais cedo ou mais tarde, toda cruz haveria de transformar-se em Vida Eterna.
Confie em Jesus e não despreze nenhuma cruz, um dia ela será o teu passaporte para estar com ele. Como ele disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas, eu vou preparar-vos um lugar, e quando tiver preparado este lugar, voltarei e vos levarei comigo, para que onde eu estiver estejais também vós”. (Jo. 14, 1-3)