3º DOMINGO DE PÁSCOA

01 - Maio
3º DOMINGO DA PÁSCOA

“PEDRO, TU ME AMAS?”

No caminho do Jardim das oliveiras, Jesus disse: “Esta noite, todos ficarão decepcionados comigo, porque está escrito – ferirei o pastor e as ovelhas serão dispersas.” Tomando a palavra, Pedro disse: “Mesmo que todos fiquem decepcionados contigo, eu jamais me decepcionarei.” Jesus lhe respondeu: “Em verdade te digo, nesta noite, antes que o galo cante, me terás negado três vezes.” (Mt 26,31-34)
Pois bem, o que disse Jesus foi exatamente o que aconteceu. Enquanto Jesus era interrogado por Anás, Pedro o negou por três vezes. (Jo 18,17.25-27) Ora, se Jesus tivesse vindo ao mundo simplesmente para dirigir uma religião, Pedro teria se desqualificado para a missão que o próprio Senhor lhe havia confiado. (Mt 16,15-19)
Mas, ao contrário, Jesus veio ao mundo para salvar a humanidade, e Pedro fazia parte desta humanidade a ser salva. Por isso, a missão que Jesus lhe havia confiado devia ser mantida, tendo em vista que a Palavra do Senhor é uma só e vale para toda eternidade. Então, o que faz Jesus por Pedro?
Jesus lhe deu a oportunidade de se redimir das três negações, afirmando por três vezes o seu amor incondicional a Ele. Pois é justamente isto que vamos ver neste 3º Domingo de Páscoa, no evangelho de Jo 21,1-9. Aqui é preciso lembrar o que, certa vez, disse Jesus: “Aqueles que o Pai me der virão a mim e quem vem a mim não jogarei fora.” (Jo 6,37) E, de fato, Jesus não jogou Pedro fora.
Apesar de nossos pecados, de nossa ingratidão, de nossa fé miúda, apesar das vezes que trocamos o caminho de Jesus pelos caminhos do mundo, apesar de tudo isto, Jesus não quer nos perder, porque esta é a vontade do Pai que está no céu.
Pensando nisto, aproveite este maravilhoso tempo de Páscoa para mostrar teu amor a Jesus Cristo, para vencer as ocasiões de pecado praticando sua santa Palavra. Lembra-te do que disse o apóstolo Paulo: “Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim.” (Gal 2,20) Mais à frente, Paulo escreveu: “Permaneceis firmes e não vos deixeis sujeitar de novo ao jugo da escravidão.” (Gal 5,1)
A você, um feliz e abençoado 3º Domingo de Páscoa. Fique com Deus.