Paróquia Santo Anatácio
  Horários de Missas
  Terça-feira - 7h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 7h e 15h
Sábado - 18h Matriz e 19h30 Capela
Domingo - 8h, 10h e 18h30
   

ESPIRITUALIDADE PARA VOCÊ

16 - Fevereiro
ESPIRITUALIDADE PARA VOCÊ - I

CARTAS DE SÃO PAULO A TIMÓTEO
Timóteo e Tito foram dois discípulos muito próximos de são Paulo. As cartas que Paulo escreveu para eles dão orientações sobre como deveriam organizar e orientar as comunidades que lhes foram confiadas. Essas orientações continuam muito atuais, por isso é preciso conhecê-las para aplicá-las hoje em nosso trabalho na Igreja.
No tempo de Paulo e de seus discípulos, as pessoas procuravam a Igreja para encontrar Deus, ter fé e assim poderem organizar suas vidas sob a proteção de Deus. Para São Paulo, quem se dispõe a acolher estas pessoas deve dar um testemunho válido de fé e vida. Era exatamente isto que o apóstolo pedia a seus discípulos. Pois se o anúncio da Palavra não for sustentado por uma vida alicerçada na fé e no testemunho autêntico, aquele que vem ao encontro de Jesus, vai acabar desconfiando dele, de sua presença e de seu amor.

TESTEMUNHO DE PAULO
No primeiro capítulo da 1ª Carta a Timóteo, São Paulo nos dá um testemunho
pessoal, que precisamos conhecer e praticar. Então, leia em sua bíblia: 1 Tim 1, 12-17.

PONTOS A DESTACAR
1. Paulo reconhece que foi chamado por Jesus para servir ao Evangelho. Reconhece também que Jesus o chamou por amor e misericórdia, pois ele não merecia ser chamado.
2. O apóstolo diz que “de Graça” o amor de Jesus entrou em sua vida, ou seja, ele não fez nada para merecer esta benção.
3. Paulo diz que “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dois quais ele é o primeiro.”
4. Isto aconteceu para que o amor e a bondade de Jesus fossem reconhecidos em sua pessoa e servisse de exemplo para todos que buscam Jesus.

AGORA O QUE É PRECISO FAZER
As pessoas que procuram a Igreja – na missa, na catequese, nos acampamentos, nas pastorais – querem encontrar Deus, ter fé no coração e assim poder conduzir sua vida em paz consigo, com os outros e com Deus.
Se quisermos ser a mão estendida para essas pessoas, a palavra que as aproxime de Deus, através de Jesus, então é preciso mostrar para elas que, apesar do nosso jeito de ser, temos fé em Deus que é presente em nossa vida.
É preciso mostrar que a Palavra de Jesus nos orienta e o serviço que prestamos – acolhida, catequese, acampamento, ministério – o fazemos por amor a Ele, que veio ao mundo para nos salvar.
Como diz o apóstolo Paulo a Timóteo – através de mim, as pessoas que vem a Jesus devem reconhecer o amor e a bondade Dele que mudou a minha vida. Ao contrário, podemos ser uma “pedra de tropeço” para estas pessoas.
São Paulo ensina que Deus, incorruptível e único, é invisível, por isso é preciso de alguma forma torná-lo presente e ser exemplo para quem quer encontrá-lo e a Ele dar honra e glória para sempre.

Pe Lindolpho Antonio
fevereiro/2019

‹ voltar a página anterior
© 2010 Paróquia Santo Anastácio. Todos os direitos reservados.
CNBB Diocese de Presidente Prudente Vaticano Rádio Onda Viva Canção Nova