DOM DO CONSELHO

07 - Junho
Entre os incontáveis dons do Espírito Santo, a tradição cristã consagrou sete: Temor de Deus, Inteligência, Sabedoria, Ciência, Piedade, Fortaleza e Conselho. Todos eles fundamentais para a vida de quem crê e quer seguir JESUS. Justamente por isso são dons do Espírito Santo, mais que simples conquista virtuosa do ser humano. Eles procedem do Espírito Santo, porque são necessários para seguir JESUS e todos estão presentes na vida de JESUS.
Pois bem, dos sete dons, quero considerar o dom do CONSELHO. E porque o dom do CONSELHO? Porque ninguém passa por esta vida sem ouvir e sem dar conselho. Desde o momento que ser humano domina a linguagem e desfruta de certo conhecimento, ele passa a pedir e a dar conselho – “Como posso fazer isso?” “Faça assim, que dá certo!” “Não, não faça assim, é melhor fazer desta forma”. Os pais aconselham, o padre aconselha, o professor aconselha, colega aconselha colega... mesmo que você não peça, sempre haverá alguém a lhe dar algum conselho. Por isso é preciso usar a inteligência (sagrado dom divino) para avaliar o que você ouve. Os conselhos sábios devem ser acolhidos. Mas há também conselhos que são maus e devem ser esquecidos. Um mau conselho te coloca fora do caminho do Bem e, se for seguido, te fará sofrer. Por outro lado, um bom conselho, justo, sincero e correto, te mantém no caminho do Bem ou, quem sabe, te coloca no caminho do Bem que, no plano da fé, é o caminho da benção. Quem aceita JESUS como o Filho de Deus e sua Palavra como verdade e vida, o Espírito Santo será seu CONSELHEIRO. Quanto mais a Palavra de JESUS é presente em você, tanto mais o Espírito Santo fecunda tua inteligência, te dá conhecimento verdadeiro e fortalece tua vida de fé (piedade).
A questão é a seguinte: entre tantas palavras que você ouve (convites, sugestões, pedidos), que lugar você dá à Palavra de JESUS? Em que sua divina Palavra influi na sua vida? Todos nós temos vontades, necessidades e coisas que queremos fazer... como a Palavra de JESUS orienta tua vontade e as coisas que você faz ou quer fazer? Afinal, quem é teu conselheiro no namoro, para o casado, no matrimônio, no exercício de tua profissão, na convivência com os colegas na escola, no trabalho, no círculo de amizade, na vida em comunidade? A quem você dá ouvido na hora de decidir alguma coisa importante em tua vida?
Amigo, ninguém passa por esta vida sem ouvir, pedir e dar conselhos... Ora, se a fé tem significado em tua vida, assuma esta fé como determinação de ouvir e seguir JESUS. Deixe que JESUS e o Espírito Santo, que Dele procede, sejam teus CONSELHEIROS. Tua vida terá uma direção, que não é aquela de todo mundo, mas a direção que te coloca no caminho do Bem e da Salvação. Não te esqueça, isto trará sacrifício. E JESUS nunca escondeu isto de ninguém, ao contrário, Ele inclusive avisou: “Se alguém quiser seguir após mim, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. (Mc 8,34)