MENSAGEM PARA O NATAL

12 - Dezembro
FOI NO SEXTO MÊS
São Lucas diz que "no sexto mês o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré. Nazaré era uma pequena cidade, pouco mias que uma aldeia. Por isso nao foi dificil para o Anjo encontrar a casa de uma jovem virgem chamada MARIA. O Anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está com você! Não tenhas medo, Maria, você encontrou graça diante de Deus. Eis que conceberás, terás um Filho a quem você chamará de JESUS". (Lc 1,26-31)
Menina, você é cheia de graça! Deus está com você! Conceberás e terás um filho, você não é estéril! Seu filho será grande, ele vai se chamar JESUS (Deus salva). O próprio Deus lhe dará um trono, e o seu Reino não terá fim.
Havia um problema. Maria estava apenas prometida em casamento, ainda não estava casada. Como então seria possível conceber e ter um filho?
As mulheres abençoadas do Povo de Deus, primeiro se casavam e depois, junto com seu marido, formavam uma descendência. Como seria possível conceber um filho sem estar casada, sem coabitar com um homem? Essa pergunta estava na mente de Maria. O Anjo lhe disse:
“O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso Aquele que vai nascer de ti será chamado Filho de Deus”. (Lc 1,35).
“Eis aqui a serva do Senhor, disse Maria, faça-se em mim segundo a sua Palavra”. (Lc. 1, 38)
Assim, estimado irmão e irmã, começou o NATAL.
Foi o “sim” de Maria que abriu a porta que Deus precisava para entrar no mundo, para fazer parte da nossa história, para ser um de nós. Deus é eterno e tudo o que pertence a Ele pertence a Eternidade. Ora, o plano de enviar seu Filho unigênito para ser o nosso Salvador estava na mente de Deus desde todo o sempre.
Mas para que esse Plano saísse da mente divina e se tornasse realidade para nós, o Deus eterno e todo-poderoso, precisou do “sim” de Maria. Precisou de uma mulher imaculada, uma serva que submetesse toda a sua vida à sua infinita Vontade. Deus precisou de uma Mãe!
Essa Mãe o Altíssimo encontrou em Maria no momento que ela disse ao Anjo: “Sim! Diga ao Senhor que sou sua serva, que minha vida está em suas mãos. Aconteça em mim o que for da sua eterna vontade.” O que dizer a esta Mulher bendita entre todas as mulheres?
Obrigado, Mãe querida e amada, sem o teu “sim” não teríamos JESUS, não teríamos Natal! Tu és a mais bela de todas as mulheres. A tua beleza reluz imperecível, beleza que resplandece de dentro para fora. Em tua alma imaculada concebestes JESUS, no teu ventre gerastes o Corpo e o Sangue do nosso Salvador. O mesmo Corpo e Sangue que JESUS ofereceu no alto da Cruz pela nossa Redenção. Sem teu “sim”, ó Maria, não teríamos Salvação! Deus precisou de Mãe, em Nazaré Ele a chamou, em Belém a encontrou.
“Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles dentro da casa.” (Lc. 2,6). Mas quem é Este a quem Maria deu à luz?
Disse o Anjo: “Eu anuncio para vocês uma boa notícia, que será uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que é o Cristo Senhor!” (Lc 2, 10).
Querido irmão e irmã, porque Deus tem amor por você, e graças ao “sim” de Maria, você não está sozinho. Sua vida não é uma sucessão de dias, semanas, meses e anos que, num abrir e fechar de olhos, simplesmente terminará. Não! Tua vida está destinada à eternidade. Aqui ela apenas começou, lá você tomará conhecimento de tudo o que Deus preparou para aqueles que o amam.
Que você e sua família tenham um NATAL de fé e amor, compreensão e esperança, na certeza de que Deus é por nós. Assim como Maria, abra o teu coração, abra tua vida, para que JESUS faça morada em você. O NATAL então deixará de ser um dia no seu calendário e se transformará num estado de espírito, que preencherá todos os teus dias até que o Senhor, caminho, verdade e vida, te conduza vitorioso e vitoriosa ao seio do Pai. Feliz e abençoado Natal!
Pe. Lindolpho Antonio da Silva