NÃO HÁ NADA DE ENCOBERTO...

20 - Junho
No evangelho de domingo (21/06), Jesus tem uma palavra oportuna para nós, aliás, muito oportuna. Disse Jesus: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, nada há de escondido que não seja conhecido.” (Mt 10,26)

Por que muitos têm medo de homens investidos de poder? Porque, em sua astúcia, o homem esconde o que faz e não revela o que pensa. Ora, se o malfeitor poderoso revelasse o que faz escondido, as pessoas defender-se-iam de sua maldade e o condenariam. Mas não tenha medo, porque não há nada escondido que não venha ser conhecido, afirmou Jesus.

Nunca te esqueças, o malfeitor para não revelar seus planos escondidos desvia a atenção das pessoas, falando uma coisa e fazendo outra, fazendo a mentira parecer verdade. Mas não pense você que o malfeitor não saiba que, aquilo que ele faz às escondidas, não será descoberto. Sim, prezado leitor, ele sabe que será descoberto. Mas então já será tarde, já estará feito e, muitas vezes, não dá mais para desfazer. Quer um exemplo?

Judas Iscariotes combinou, às escondidas, a traição de Jesus. Quando ele percebeu que Jesus já sabia o que estava acontecendo... O que fez o Iscariotes? Apressou-se em concluir a traição negociada com os homens do Templo, leia: Jo 13,21-28.30. Mas como disse Jesus, “nada há de escondido que não seja descoberto”. Pois então, hoje, não há ninguém sobre a face da terra, que conheça a história de Jesus, e não saiba que Judas Iscariotes o vendeu por trinta moedas de prata, leia: Mt 26,14-16.

E para provar que tem coisa que, depois de feita não dá mais para desfazer, veja o que aconteceu com o Iscariotes: leia Mt 27,3-5. Ora, não podendo fugir da presença de Deus, Pai de Jesus, ele procurou na morte fugir do Juízo divino. Pois assim como os homens do Templo, também Judas não acreditava na ressurreição.

Agora, tem uma Palavra que completa maravilhosamente o Evangelho deste domingo. Esta Palavra, Jesus a disse aos que acreditaram Nele e reencontraram a fé e a esperança no Amor de Deus por causa Dele; disse Jesus: “E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.” (Jo 8,32) Dia após dia, a verdade vai aparecendo, o povo vai tomando consciência... Não tardará a nossa libertação.

E o que fazer neste momento? Caro leitor, não te iluda com aparências engomadinhas, nem com discursos bonitos e palavras agradáveis. Busque a Verdade que geralmente não vem embrulhada em papel de presente. Sim, a igreja está fechada de novo, mas Jesus nunca estará fechado em lugar algum. Permaneça firme na fé e na confiança – vamos vencer – porque Jesus garantiu: “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem, eu venci o mundo.” (Jo 16,33)