NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

13 - Maio
Em 1917, a Europa estava sendo destruída na 1ª Guerra mundial, milhões de vidas eram ceifadas nos campos de batalha. Em maio, daquele ano, o Papa Bento XV convocou os católicos para se unirem em oração e pedirem a Nossa Senhora, Mãe de Jesus, que intercedesse junto ao Coração de seu Filho amado e trouxesse paz para humanidade naquele momento de dor e destruição. A partir desta convocação do Papa Bento XV começa a história das aparições de Nossa Senhora na pequena aldeia de Fátima em Portugal.

Oito dias após a convocação do Papa, no dia 13 de maio de 1917, Nossa Senhora fez sua primeira aparição em Fátima, Portugal. Ela apareceu num lugar chamado “Cova de Iria”, a três crianças que pastoreavam pelos campos: Lúcia, Francisco e Jacinta. Por volta do meio-dia, as crianças brincavam e cuidavam de um pequeno rebanho, então elas pararam para rezar o terço, como era de costume. Rezaram com certa pressa, pois queriam voltar logo para a brincadeira. Durante a recitação do Terço elas viram um clarão parecido com um relâmpago.

Acharam que ia chover e por isso se prepararam para ir embora. Então elas viram um segundo clarão, desta vez, em cima da copa de uma árvore (azinheira) e ali apareceu Nossa Senhora. Assustados, quiseram correr, mas Nossa Senhora os acalmou, dizendo que ela vinha do Céu. Os pastorinhos relataram que tinham visto uma Senhora mais brilhante que o Sol, ela tinha nas mãos um Rosário, e que havia dito: “Vim para pedir que venhais aqui seis meses seguidos, sempre no dia 13, a esta mesma hora. Eu vos direi quem sou e o que quero. Voltarei aqui ainda uma sétima vez.”

As aparições aconteceram sete meses conforme o prometido. Nossa Senhora de Fátima, como ficou conhecida, disse às crianças: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.” As crianças foram maltratadas e acusadas de mentirosas. Na segunda aparição, havia umas 50 pessoas acompanhando Lúcia, Francisco e Jacinta. Na terceira, Nossa Senhora prometeu um milagre, para que o povo acreditasse nas crianças. Na última aparição, ocorrida em 13 de outubro/1917, o milagre aconteceu. Ali estavam mais de 70.000 pessoas, entre nuvens, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo como se fosse uma imensa bola de fogo.

Nessa última aparição, Nossa Senhora de Fátima revelou ser a “Senhora do Rosário” e pediu que ali fosse construída uma capela em sua homenagem.

Aqueles eram tempos de guerra, morte e destruição, estes são tempos de peste, isolamento, igrejas fechadas, e de muito medo. E continua valendo o que Nossa Senhora, há 103 anos, pediu às crianças: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.” Sim, Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!