SÃO JOSÉ OPERÁRIO

01 - Maio
O dia do trabalho é uma comemoração civil que nasceu marcada por conflitos sociais. Dia que entrou no calendário dos comunistas, cuja meta sempre foi incentivar a luta de classes, a luta de proletários contra patrões, em vista da revolução. Por isso, em 1955, o Papa Pio XII na presença de mais de 200 mil pessoas reunidas na Praça de São Pedro apresentou aos trabalhadores cristão-católicos SÃO JOSÉ como modelo e protetor dos operários. Nascia a festa de SÃO JOSÉ OPERÁRIO, que passou a ser celebrada em toda Igreja Católica no dia 1º de maio de cada ano.

Na oportunidade, o Papa Pio XII proclamava: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.” Na mesma linha do que ensinou o apóstolo Paulo: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para homens, sabendo que do Senhor recebereis em recompensa a herança.” (Cl 3,23-24)

Esta, porém, não foi a primeira homenagem a São José. Vale lembrar que São Francisco de Assis e Santa Teresa d’Ávila foram dois grandes divulgadores da devoção a São José. Percorrendo a história da Igreja, encontramos no ano de 1479, São José celebrado no calendário litúrgico Romano, no dia 19 de março, como castíssimo esposo de Maria e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em 1870, o Papa Pio IX declarou São José Patrono Universal da Igreja. Em 1889, o Papa Leão XIII exaltou as virtudes de São José e o Papa Bento XV o declarou Patrono da Justiça Social. Na arte cristã, São José é representado com um lírio na mão, símbolo da vitória dos santos e aparece também segurando o menino Jesus nos braços.

Os imigrantes europeus trouxeram para o Brasil as ideias de luta pelos direitos dos trabalhadores. O presidente Artur Bernardes, em 1925, decretou o dia 1º de maio feriado nacional. O movimento operário no Brasil sob a influência do anarquismo e do comunismo, movimentos orientados para a revolução violenta, passou a ver o “dia do trabalhador” como uma oportunidade de incentivar a luta de classes. O presidente Getúlio Vargas dissolveu essas influências com o seu trabalhismo, no dia 1º de maio de 1943 foi criada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). O dia destinado a celebrar o trabalhador foi transformado em “Dia do Trabalho”. Esta mudança alterou as atividades realizadas no feriado de 1º de maio que passou a ser comemorado com festas populares e desfiles.

Estimado leitor, mais do que em qualquer outro 1º de maio que já passamos, neste, precisamos invocar com insistência a intercessão providente de São José Operário junto ao Coração de Jesus, pelo nosso Brasil trabalhador. A peste e o isolamento radical aplicado por Estados e municípios estão colocando em risco milhões de empregos em nosso país. São José sabe muito bem quanto custa para um pai de família descente ficar sem trabalho e, consequentemente, sem meio de ganhar o sustento de sua família.

Por isso, em oração, apelamos a ti, provedor da Sagrada Família de Nazaré, pelos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, pais e mães que precisam trabalhar pelo alimento e bem-estar de suas famílias. Livrai-nos da peste e inspirai os governantes para que protejam a vida, dom Deus, e o trabalho pelo qual o homem e a mulher de bem ganham com dignidade o sustento da vida para si e suas famílias. Amado São José Operário, rogai por nós!