Paróquia Santo Anatácio
  Horários de Missas
  Terça-feira - 7h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 7h e 15h
Sábado - 18h Matriz e 19h30 Capela
Domingo - 8h, 10h e 18h30
   

TOMAI E COMEI

09 - Abril
A Quinta-feira Santa faz parte do Tríduo Pascal, ou seja, é um dos três dias que antecedem a solene celebração do Domingo de Páscoa. No Tríduo Pascal, celebramos a Ceia do Senhor e a instituição da Santa Eucaristia; celebramos a Paixão e Morte de Jesus e celebramos a Vigília Pascal.

Aqui é preciso lembrar que na última Ceia, Jesus Cristo deixou duas determinações aos discípulos e, através deles, a todos que viessem aceitá-Lo como o Filho de Deus e Salvador. Ora, sabendo os caminhos pelos quais a humanidade haveria de evoluir sua vida sobre a terra, estas duas determinações de Jesus não podem ser vividas de forma virtual, para cumpri-las é preciso vivê-las pessoalmente, de forma presencial.

A primeira determinação está no capítulo 13 do evangelho de São João, capítulo no qual o evangelista fala da última Ceia do Senhor. Jesus chamou esta determinação: Novo Mandamento. “Dou-vos um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros.” (Jo 13,34) A vivência do mandamento do amor que Jesus determinou, acontece entre pessoas que pessoalmente convivem. Pode ser que, movido por este amor cristão, você ajude uma pessoa ou pessoas, à distância, pessoas que você não conhece e também elas não te conhecem. O que você faz então é um ato de caridade cristã, não de convivência. Houve santos que, movidos pelo mandamento do Amor, deixaram a própria comodidade e foram até as pessoas para demonstrar-lhes o amor pedido por Jesus. Por exemplo, São Francisco Xavier. Nesta determinação de Jesus não há espaço para a virtualidade, a Internet em nada pode te ajudar com o Mandamento do Amor deixado por Jesus.

A segunda determinação deixada também na última Ceia, que celebramos solenemente na Quinta-feira Santa, só pode ser cumprida pessoalmente, de forma presencial. “Jesus tomou pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles, dizendo: Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim.” (Lc 22,19) Este é o ponto de encontro pessoal entre Jesus e aquele que O aceita como Filho de Deus e Salvador. Para que aconteça este encontro é preciso que você tome o Pão eucarístico e o coma, como disse Jesus. Não há qualquer possibilidade de fazer isto virtualmente. Em outros textos aqui publicados, já explicamos a realidade da “comunhão espiritual”, que obviamente não quer dizer comunhão virtual – esta não é possível.

O que podemos esperar numa Quinta-feira Santa em quarentena?

De minha parte, espero e rezo para que a transmissão da celebração da Ceia do Senhor, gere em você uma relação tão íntima com Jesus (que está no meio de nós), que, no teu isolamento, seja um verdadeiro momento de comunhão com Ele. Sei que haverá desconforto. Mas em breve, muito em breve, você virá saciar-te da Eucaristia como sempre fez. A tua saudade não é maior que a de Jesus. Ele que está te protegendo, também está esperando, como o Pastor que espera pela ovelha. (contemple a figura) Fique com Deus e esteja em paz.

‹ voltar a página anterior
© 2010 Paróquia Santo Anastácio. Todos os direitos reservados.
CNBB Diocese de Presidente Prudente Vaticano Rádio Onda Viva Canção Nova