SEREI CONSOLO E CONFORTO

05 - Abril
• Sábado, 04 de abril – último dia da Quaresma deste ano. Normalmente celebramos a missa própria do dia, visto que amanhã é o Domingo de Ramos e início da Semana Santa. • Compartilho com você um texto que a liturgia deste último sábado da Quaresma traz para nós. O texto é de Jeremias 31,10-13 e vem como Salmo responsorial, faz parte dos oráculos de restauração que o profeta pronunciou ao povo de Israel, anunciando a ação misericordiosa e restauradora de Deus.
• Era um tempo de aflição para o Povo de Deus: gritos de horror eram ouvidos, havia terror e nada de paz. Se no tempo estamos muito longe daquela situação vivida pelo profeta e os israelitas, penso que hoje daquela situação humana não estejamos assim tão longe. O que disse Jeremias é Oráculo de Deus e, portanto, continua valendo para nós.

Sabe por que?

• Porque Jesus disse: “Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento, porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só “i”, um só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado.” (Mt 5,17-18)

E o que isto quer dizer?

• Quer dizer que Jesus, o Filho de Deus Altíssimo, simplesmente está confirmando o que disse Jeremias. Portanto, reze agora, com toda Igreja, o Salmo de Jeremias deste último sábado da Quaresma que termina, e da quarentena que continua.

Refrão: O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho

• Ouvi, nações, a Palavra do Senhor e anuncia-a nas ilhas mais distantes: Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho.
• Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do propotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor
• Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão, mudarei em alegria o seu luto, Eu os consolarei e alegrarei sua tristeza.
• Saciarei os sacerdotes com carnes gordas e o meu povo se fartará com meus bens.
• Oráculo do Senhor!

• Sim, irmãos, com Deus vencemos a maldita peste que nos separa. Deus mesmo será consolo dos atingidos e os confortará com a cura: NÃO TEMAS! Muito em breve a vida voltará sem restrições. Então, pela graça de Deus, a tristeza do isolamento será transformada em alegria, avós e netos se abraçarão e juntos se alegrarão como sempre fizeram. Não te esqueças: Maior é Deus – pequena é a peste. Fique com Deus e esteja em paz.