ACASO DEUS NOS REJEITARÁ?

29 - Março
Quinto domingo da Quaresma, segundo domingo de quarenta. Missa sem povo. Assim como no dia 27, sexta-feira, Papa Francisco sozinho prestou adoração a Jesus Eucarístico, fez a benção sobre a “cidade e o mundo” e pediu a Jesus a misericórdia e o livramento da epidemia.Tempo de recolhimento, tempo de oração.
• Em suas últimas horas, no alto da cruz, Jesus falou com Deus Pai através dos Salmos. Rezou o Salmo 22 (Mc 15,34) e depois o Salmo 31 (Lc 23,46). No primeiro aparece o clamor humano pleno de dor do Filho ao Pai e, no segundo, o resignado o Filho se entrega nas mãos do Pai. Só isto basta para nos dar a importância espiritual dos Salmos em todo e qualquer momento da vida. Santo Tomás de Aquino dizia que toda a Bíblia aparece nos Salmos. Domingo de quarentena, momento para compartilhar e rezar junto contigo um Salmo.
• Neste Salmo, o salmista está numa situação difícil, situação de grande tribulação. O homem de fé busca o Senhor, mas sua alma recusa consolo. Ele geme sob o peso da tribulação. Durante a oração seu espírito desfalece: “Será que Deus nos rejeitará para sempre?” Eis o seu tormento. Ele então começa a recordar as maravilhas que Deus já fez: seu braço forte libertou seu povo. Naquele dia, diante do Altíssimo as águas se agitaram, o mar se abriu, e Deus conduziu seu povo pela mão de Moisés e Aarão.
• Ore e tenha confiança.

SALMO 77 (76)

• Com minha voz clamei a Deus, com minha voz, a Deus, e ele me ouviu. No dia da minha tribulação busquei o Senhor; de noite minhas mãos se estenderam, sem cansar.
• Minha alma recusa consolo, lembro-me de Deus e solto gemidos, medito e meu espírito desfalece.
• Mantiveste vigilantes as pálpebras de meus olhos, fiquei perturbado, e não pude falar.
• Penso nos dias de outrora, recordo os anos passados. De noite meditava no meu coração, refletia e perscrutava o meu espírito.
• Acaso Deus nos rejeitará para sempre, e não voltará a ser-nos ainda propício? Terá acabado para sempre a sua misericórdia, terá cessado a sua palavra, de geração em geração? Acaso Deus vai esquecer-se de ter compaixão, ou, na sua ira, vai reter a sua ternura? Este é o meu tormento, mudou a destra do Altíssimo.
• Mas vou lembrar-me das obras do Senhor, vou lembrar-me das suas maravilhas desde o início. Vou considerar todos os seus feitos, meditar suas proezas. Ó Deus, na santidade está teu caminho. Que deus é grande como o nosso Deus?
• És o Deus que faz maravilhas, deste a conhecer entre os povos o teu poder. Com teu braço libertaste o teu povo, os filhos de Jacó e de José.
• As águas te avistaram, ó Deus, as águas te avistaram e se revolveram, os próprios abismos se agitaram.
• Teus relâmpagos iluminaram o mundo, a terra se abalou e estremeceu. Pelo mar passou teu caminho, e tuas veredas, na imensidão das águas, mas teus rastros ficaram invisíveis. Como ovelhas conduziste o teu povo, pela mão de Moisés e Aarão.

• Irmão e irmã! Assim como Jesus apresentemos nosso clamor angustiado e cheio de temor a Deus, querido e amado Pai. Se colocarmos em suas mãos o nosso espírito, como Jesus, também nós venceremos. Porque Deus é um Deus que faz maravilhas e seu poder nós já conhecemos. Fique com Deus neste domingo, desça sobre você e sua estimada família sua benção e proteção. Fique em paz.