E CONHECEREIS A VERDADE

28 - Março
• Quando Jesus Cristo disse: “e conhecereis a verdade...”, simplesmente estava afirmando que a verdade existe e que o ser humano pode conhecê-la. Jesus então completa: “e a verdade vos libertará.” (Jo 8,32) Para entender melhor esta Palavra bendita, precisamos ir ao interrogatório de Pilatos a Jesus, que lhe foi entregue para ser julgado.
• Pilatos interrogou Jesus: “Então, tu és rei? Jesus respondeu: “Tu o dizes, eu sou rei. Para isto nasci e para isto vim ao mundo, para dar testemunho da VERDADE. Quem é da verdade, escuta a minha voz.” Replicou Pilatos: “Que é a verdade?” (Jo 18,37-38) Dizendo isto Pilatos levantou e saiu, não esperou a resposta. Foi ao encontro dos judeus para dizer-lhes que não encontrava nenhuma culpa no acusado.
• Mas nós sabemos a resposta de Jesus à pergunta de Pilatos. Aliás, resposta que Jesus deu a outro interrogador: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” (Jo 14,5) Observe que, ao contrário do prepotente Pilatos, São Tomé reconhece que não sabe e deseja conhecer o que não sabe. Ora, o Divino Mestre não o deixou na ignorância: “Eu sou o Caminho, a VERDADE e a Vida”. (Jo 14,6) Será que Jesus teria dito isto a Pilatos? Bem, nesta terra nunca saberemos, porque Pilatos não esperou pela resposta.
• Para o governador romano a verdade era o que ele escreveria na sua sentença, inclusive ele lembrou isto a Jesus: “Não sabes que eu tenho poder para te libertar e poder para te crucificar?” (Jo 19,10) Ou seja, naquele momento, o que ele decidisse seria a verdade na vida de Jesus. Foi neste ponto que Pilatos ouviu a última palavra que Jesus lhe dirigiu: “Não terias poder algum sobre mim, se não te fosse dado do alto.” (Jo 19,11) Em outras palavras, não te enganes, Pilatos! A verdade não está nas mãos que você lavará daqui a pouco, está muito além... está no alto.
• Sabemos como a história terminou, mas é preciso perguntar: e agora, onde está Pilatos? Não sabemos e ninguém sobre a terra sabe. Quanto a Jesus... onde está? Ah, sim, este sabemos onde está: “Elevou-se à vista deles e uma nuvem o cobriu a seus olhos. Como olhassem o céu enquanto ele partia, apareceram junto deles dois homens vestidos de branco que lhes disseram: homens da Galiléia, que estais aí a contemplar o céu? Esse Jesus, que vos foi arrebatado, virá do mesmo modo que o viste partir para o céu.” (At 1,9-11)
• Estás vendo?
• Como disse Jesus, a Verdade está no Alto. A Verdade e o Poder que dela decorre não pertencem a nenhum reino daqui, estão no Alto e em mãos que não precisam ser lavadas.
• Estimado leitor, se você orientar tua vida pela Verdade que é Jesus e submeter-te ao Poder de sua Palavra que liberta, então saberás porque São Paulo apóstolo disse: “Sei viver modestamente, sei também como haver-me na abundância, estou acostumado com toda e qualquer situação: estar saciado e passar fome, ter abundância e sofrer necessidade. TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE.” (Fl 4,12) Fique com Deus e esteja em paz.