IMACULADA CONCEIÇÃO-2019

10 - Dezembro
FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

“MARIA CONCEBIDA SEM PECADO” (Lc 1,26-38)

Ó Maria concebida sem pecado. Rogai por nós, que recorremos a vós!
Que alegria quando me disseram: domingo é a Festa da Imaculada Conceição de Maria. Sim, estimado irmão, é sempre motivo de alegria celebrar as maravilhas que Deus fez em Maria Santíssima em previsão dos méritos de Jesus seu amado Filho.
O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, com a bula “Ineffabilis Deus”. Para ser a Mãe do Salvador, Maria foi adornada por Deus com dons dignos de tão grande missão. Ora, isto foi revelado nas palavras do Arcanjo Gabriel quando, no momento da Anunciação, saudou Maria, dizendo: “Tu és Cheia de Graça”.
Ao longo dos séculos, a Igreja tomou consciência de que Maria Santíssima, cheia de graça, foi redimida desde a concepção. É justamente isto que o Papa Pio IX decretou como dogma da fé católica: “Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua concepção.”
O dogma veio no século XIX, consagrando a antiga tradição cristã que já havia reconhecido Maria Santíssima imune de toda mancha de pecado, pois o Espírito Santo fez dela uma nova criatura. Pela Graça de Deus, Maria se manteve pura de todo pecado pessoal ao longo de sua vida.
Dentre todas as mulheres do passado, do presente e daquelas que hão de vir, Maria Santíssima foi escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador. Santo Irineu diz: “Maria obedecendo tornou-se causa de salvação, para si e para toda humanidade.” A obediência de Maria desfez o nó com o qual o pecado de Eva tinha atado a humanidade, por isso aquilo que o pecado e desobediência de Eva fez, foi desfeito pela santidade e obediência filial de Nossa Senhora.
Crendo nisto, estimado leitor, recorra a Nossa Senhora Desatadora dos nós pelas tuas necessidades, a Mãe de Jesus intercederá por você e sua família e não faltará a vocês graças e bênçãos para viver na alegria, saúde e paz o Natal que se aproxima. Fique com Deus e esteja em paz.