DOMINGO - DIA DOS PAIS

19 - Agosto
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

DIA DOS PAIS

Neste domingo é imperioso que façamos aqui uma mensagem para os pais de nossa comunidade, lembrando que, com o dia dos pais, iniciamos também a Semana da Família em nossa Paróquia.
Começo lembrando a você, querido pai, que um dos dez mandamentos da Lei de Deus exige dos filhos que honrem os pais. E é o único dos mandamentos que traz uma promessa, veja: “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.” (Ex 20,12)
Ora, se não bastasse a autoridade Divina para exigir dos filhos a devida honra a seus pais, Deus ainda faz a promessa de vida longa àqueles que o cumprirem. Dando assim um motivo a mais para que os filhos tenham em grande consideração e amor seus pais. Deus mostra assim o cuidado que Ele tem por aqueles que nesta terra abraçaram a missão de ser pai, cooperando diretamente em sua Obra criadora.
Deus ajuda o pai na sua missão de educar e conduzir seus filhos no caminho da fé e do Bem, pois é Deus quem diz: “Meu filho obedeça aos mandamentos de teu pai e não abandone o ensino de tua mãe. Tenha-os sempre no teu coração e ao redor do pescoço. Quando você andar, te guiarão; quando dormir, te protegerão; quando acordar, falarão com você.” (Pr 6, 20-23) E diz mais ainda: “O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o ignorante não ouve a repreensão.” (Pr 13, 1)
E o que Deus espera de você que é pai?
Deus espera “que as Palavras que hoje lhe ordena estejam em teu coração, para ensiná-las com persistência a teus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando te deitar e quando te levantar.” (Deut 6,6-7) Deus espera que cada pai seja o mestre na fé de seus filhos, transmitindo com persistência o seu ensinamento, andando, sentado, de manhã ou de noite. Sempre! Deus espera que o pai leve sua família a servi-lo, a exemplo do grande Josué que disse ao entrar na Terra prometida: “Eu e minha família serviremos ao Senhor.” (Js 24,15)
A você, estimado pai, desejo que neste dia e em todos os dias de tua vida, Deus te abençoe com saúde e alegria, faça prosperar o teu trabalho e conserve na paz tua querida família. Receba meus cumprimentos – coragem – e fique com Deus.