O DEFENSOR

30 - Maio
O DEFENSOR

Estamos na semana de Pentecostes, tempo propício para dedicar especial atenção ao Divino Espírito Santo de Deus, prometido por Jesus e derramando poderosamente sobre os apóstolos em Pentecostes. “Eu rogarei ao Pai, disse Jesus, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco”. (Jo. 14, 16). O Espírito Santo permanece junto de nós e estará dentro de nós, disse Jesus. (Jo. 14, 17). Esta palavra é importante porque nos leva a compreender como o Espírito Santo nos defende. Permanecendo “junto de nós” ele nos defende da maldade e das ciladas próprias do mundo. E que ciladas são estas? A mentira, o egoísmo, a ganância, a soberba, luxúria, a sensualidade, atitudes que nos cercam tanto a ponto de parecerem comuns ao ser humano. Mas não são. Delas nos defendemos nos abrigando sob a proteção do Defensor prometido por Jesus. O Espírito Santo ilumina nossa mente e nos faz perceber que muitos ambientes, companhias e convites não servem para nós. O livro dos Atos dos Apóstolos diz que no dia de Pentecostes pairaram sobre os apóstolos línguas de fogo. Sim, o Espírito Santo é luz! Mas além de permanecer junto de nós, Jesus disse que o Espírito Santo estará dentro de nós. E dentro de nós Ele nos defende da dúvida, da falta de fé, do medo, do desequilíbrio, que provocam tantos males e doenças. Oramos, louvamos, recebemos a Eucaristia, tudo isso para ficar junto do Espírito Santo. E quando a oração, o louvor, a Eucaristia, nos faz praticar a Palavra de Jesus na família, no matrimônio, no namoro, em nossas amizades, no trabalho, na escola, na atividade pastoral, então significa que o Espírito Santo está dentro de nós. Para quem vive assim vale a promessa de Jesus: “Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Quem me ama será amado por meu Pai, eu o amarei e me manifestarei a ele.” (Jo. 14, 21). Que maravilha – ter uma manifestação pessoal de Jesus. Vamos aproveitar esta semana de preparação para o Pentecostes para estar perto do Espírito Santo, mas tão perto, tão perto... a ponto dele estar em nós. Só assim, paciência, compreensão, sinceridade, longanimidade, lealdade, abnegação, doação de si, temor de Deus, piedade, misericórdia, estarão em nossas atitudes, pensamentos e nossas palavras. O Espírito Santo, que o mundo não conhece, será dom em nossa vida.