CORAÇÃO DE JESUS

12 - Junho
Sexta-feira, 11 de junho, Festa do Sagrado Coração de Jesus. Jesus falou diretamente do seu Coração, respondendo ao anseio humano por uma vida conforme a Vontade de Deus. Vamos entender melhor este anseio humano, conversando com o Salmista de Israel.

Fiel: Amigo Salmista, como o senhor costuma começar tua oração a Deus?

SALMISTA: Ó Senhor, abre meus lábios e minha língua anunciará o teu louvor. (Sl 51/50,17)

Fiel: Lindo começo de oração. Mas nem sempre nossa vida reflete o louvor que Deus merece, neste caso, o que dizer ao nosso amado Deus?

SALMISTA: Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor. Apaga minhas transgressões, por tua grande compaixão. Lava-me todo inteiro da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado. (Sl 51/50,3-4)

Fiel: Sim, hoje se fala pouco em pecado e, tenho a impressão, que muito pouca gente leva em conta o pecado. Pior ainda, muitos já nem sabem o que é pecado. Amigo Salmista, afinal, de onde vem e o que é o pecado?

SALMISTA: Eu nasci na iniquidade e diante de mim está sempre o meu pecado. Pequei contra Deus, só contra Deus eu pequei, pratiquei o que é mau aos seus olhos. (Sl 51/50,5-7)

Fiel: Então, o pecado é o mal que fazemos, ofendendo a Deus, deixando de praticar seus Mandamentos. O que fazer quando tomamos consciência do nosso pecado?

SALMISTA: Oferece a Deus um sacrifício de confissão, cumpre teus votos ao Altíssimo, invoca-O no dia da angústia. Quem oferece uma confissão glorifica Deus e ao homem íntegro Ele mostrará a salvação. (Sl 50/49,14.23)

Fiel: É isto mesmo que temos que fazer. Diga-me, Salmista, o senhor já fez algum voto, uma promessa, ao Deus Altíssimo?

SALMISTA: Que um espírito generoso me sustente – ensinarei teus caminhos aos rebeldes, para que os pecadores voltem a Ti. (Sl 51/50,14-15)

Fiel: Sim, ensinar o caminho de Deus aos desviados é um voto maravilhoso, que vai ao encontro ao Coração de Deus. Para concluir, que pedido o senhor tem feito a Deus?

SALMISTA: Ó Deus, cria em mim um coração puro e renova em meu peito um espírito firme e decidido. (Sl 51/50,12)

Fiel: Isto é tudo que precisamos. Sabemos que esta prece do Salmista chegou ao Coração de Deus, a ela o Altíssimo respondeu através de seu Filho Jesus, que nos ensinou como ter coração puro. Veja o que disse Jesus:

JESUS: Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu julgo é suave e meu fardo é leve. (Mt 11,29-30)

Fiel: Caro Salmista, depois desta Palavra de Jesus, o que mais o senhor tem a dizer a Deus Altíssimo?

SALMISTA: Ó Deus, meu coração está firme, meu coração está firme! Quero cantar e tocar para Ti. Quero louvar-Te entre os povos, Senhor, tocar para Ti em meio às nações, pois teu Amor é grande até o céu. (Sl 57/56,8.10-11)

Fiel: Amém!