SANTÍSSIMA TRINDADE

05 - Junho
Depois da abençoada semana de Pentecostes, celebramos a Festa da Santíssima Trindade. Para saber mais a respeito deste grande mistério da nossa fé, vamos conversar com São Paulo apóstolo.

Fiel: Apóstolo Paulo, termina a semana de Pentecostes rumo a Festa da Santíssima Trindade. O que o senhor tem a nos dizer de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

PAULO: Bendito seja o Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais nos céus, em Cristo. Fostes selados pelo Espírito da promessa, o Espírito Santo, que é o penhor da nossa herança. (Ef 1,3.13)

Fiel: O que o senhor nos ensina sobre a nossa relação com este Deus uno e trino?

PAULO: Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, para o louvor e glória da sua Graça. (Ef 1,5-6)

Fiel: Sim, Jesus é o Filho unigênito e nós fomos adotados em Jesus. Os judeus, porém, não gostavam que Jesus tratasse Deus por Pai. Agora podemos tratá-lo assim?

PAULO: Todos os que são conduzidos pelo Espírito Santo são filhos de Deus. Não recebemos um espírito de escravos para recair no temor, mas recebemos um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Papai! (Rm 8,14-15)

Fiel: Sim, entendi. Jesus é o Filho único de Deus e, como o senhor disse, nós somos filhos adotivos. O que ganhamos nessa condição de filhos adotados?

PAULO: Se somos filhos, também somos herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, pois sofremos com Ele para também com Ele sermos glorificados. Penso que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós. (Rm 8,17-18)

Fiel: Claro, é isto mesmo! Mas hoje as pessoas correm do sacrifício, elas temem o sofrimento. O que o senhor nos diz sobre isto.

PAULO: O que nos resta a dizer? Quem vai nos separar do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada? Mas em tudo isto somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou. (Rm 8,31.35.37)

Fiel: Muitos, por aqui, negam a existência de Deus, convencidos de que o sofrimento do inocente é prova disto, e por isso se declaram ateus.

PAULO: Que direi então? Que há injustiça por parte de Deus? De modo algum! Mais exatamente quem és tu, ó homem, para discutires com Deus? E como não julgaram bom ter o conhecimento de Deus, Deus os entregou para fazerem o que não presta, toda sorte de injustiça, perversidade, avidez e malícia, cheios de inveja, assassinatos, fraudes e malvadezas, caluniadores, inimigos de Deus. (Rm 9,14.20; Rm 1,28-31)

Fiel: Querido apóstolo, vivemos um tempo em que a mentira é tomada por verdade, o bandido por vítima, o que planeja o mal por homem de bem. Como entender tudo isto?

PAULO: A vinda do ímpio será assinalada pela atividade de satanás, com toda sorte de prodígios mentirosos e pelas seduções da injustiça, para os que se perdem, porque não acolheram o amor da Verdade. Deus lhes dá sedução para acreditarem na mentira e serem condenados, todos os que não creram na Verdade, mas consentiram na injustiça. (2 Ts 2,9-11)

Fiel: Última pergunta. O que fazer e o que esperar neste tempo de tremenda falsidade e enganação?

PAULO: Ficai firmes, guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito. O Senhor é fiel e há de fortalecer-vos e guardar-vos do maligno. (2 Ts 2,15; 3,3)

Fiel: Sua benção, querido apóstolo.

PAULO: Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus, nosso Pai, que nos amou e nos deu a eterna consolação e a esperança pela Graça, animem vossos corações e vos confirmem em tudo o que fazeis e dizeis em vista do Bem. (2 Ts 2,16-17)

Fiel: Assim seja!