QUEM FEZ A PROMESSA É FIEL

Domingo de Pentecostes: vem o Espírito Santo e nasce a Igreja. Vamos aprender um pouco mais, conversando com São Paulo apóstolo.

Fiel: Está terminando a semana da Ascensão de Jesus. Estimado Paulo, o que aprendemos com a Ascensão de Jesus?

PAULO: “Jesus é o esplendor da Glória, a expressão do seu Ser, sustenta o universo com o poder de sua Palavra. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, sentou-se nas alturas à direita da Majestade.” (Hb 1,3)

Fiel: Sim! E o que significa Jesus sentado à direita de Deus?

PAULO: “Que nós temos um Sumo Sacerdote eminente, que atravessou os céus: Jesus Cristo, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na profissão da fé.” (Hb 4,14)

Fiel: Entendi. Firmes na fé! E qual é o fundamento de nossa confiança em Jesus, nosso eterno Sacerdote junto de Deus?

PAULO: “Ora, não temos um Sumo Sacerdote incapaz de se compadecer das nossas fraquezas, Ele mesmo foi provado em tudo como nós, exceto no pecado. Aproximemos com segurança do Trono da Graça, para conseguirmos misericórdia. (Hb 4,15)

Fiel: Diga-me, Paulo, o que significa “Trono da Graça”.

PAULO: Significa que “temos um Sacerdote eminente constituído sobre a Casa de Deus. Aproximemos Dele de coração reto e cheio de fé, um coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água pura.” (Hb 10,21)

Fiel: Apóstolo Paulo, por aqui os tempos são difíceis, o desânimo e a desconfiança batem em muitas pessoas. O que fazer nesta situação?

PAULO: “Sem esmorecer, continuemos a afirmar nossa esperança, porque é Fiel quem fez a promessa.” (Hb 10,23)

Fiel: Sim, é isto que temos que fazer. Agora vem a Festa do Espírito Santo, enviado por Jesus em Pentecoste. O que o senhor nos diz sobre o Espírito Santo.

PAULO: “O Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi dado. O Espírito Santo é o penhor de nossa esperança, para a redenção do povo que Jesus adquiriu para o seu louvor e glória. Fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo, que Deus derramou ricamente sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador. Todos que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebestes de Deus?” (Rm 5,5. Ef 1,13-14. Tt 3,5-6. Rm 8,14. 1Cor 6,19)

Fiel: Sim, é isto que precisamos saber e crer sobre o Espírito Santo. Última pergunta: Apóstolo Paulo, o que devemos fazer, como cristãos, para enfrentar este tempo difícil que vivemos aqui no Brasil.

PAULO: “Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos da armadura de Deus para resistirdes às ciladas do diabo.” (Ef 6,10-11)

Fiel: Permita-me perguntar ainda: É contra o diabo que combatemos?

PAULO: “Nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, as Autoridades, os Dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal, que povoam as regiões celestiais.” (Ef 6,12)

Fiel: Entendi. Dai-nos a sua benção, amado apóstolo, para resistirmos neste combate.

PAULO: “Aos irmãos, paz, amor e fé da parte de Deus, a Graça esteja com todos que amam a Nosso Senhor Jesus Cristo com amor perene.” (Ef 6,23)

Fiel: Amém!