A BASE DO DIÁLOGO É JESUS

19 - Março
Foi o que o Papa Francisco disse em sua mensagem para a Quaresma e Fraternidade deste ano. Então vamos continuar nosso diálogo com JESUS, que é a Verdade de Deus e o diabo é o pai da mentira.

Fiel: Hoje, Jesus, se fala muito em ecologia, defesa da natureza, se fala em “mãe terra”. O que o Senhor tem a nos dizer sobre isto?

JESUS: “Aprendei dos lírios do campo, como crescem, não trabalham e nem fiam. Eu vos asseguro que nem Salomão, em todo seu esplendor, se vestiu como um deles.” (Mt 6,28-29)

Fiel: O Senhor está falando da natureza no seu todo, não é?

JESUS: “Olhai as aves do céu, não semeiam, nem colhem, nem juntam em celeiros. Vosso Pai Celeste as alimenta.” (Mt 6,26)

Fiel: Então significa dizer que o Pai Celeste considera suas criaturas igualmente?

JESUS: “Vocês não valem mais do que elas? Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, Ele não fará muitos mais por vocês, homens fracos na fé.” (Mt 6,26b.30)

Fiel: Entendi, Jesus! Deus Pai está preocupado com o homem acima de tudo. E o que devemos fazer para merecer o seu beneplácito neste mundo ecologista?

JESUS: “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6,33)

Fiel: Compreendo! E como posso buscar o Reino de Deus em primeiro lugar?

JESUS: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição, são muitos os que entram por ele.” (Mt 7,13)

Fiel: Desculpe insistir, Senhor. Mas onde posso encontrar esta porta estreita?

JESUS: “Eu sou a porta, quem entrar por mim será salvo.” (Jo 10,9)

Fiel: Bem, se entendi corretamente, o Senhor mesmo é o Reino de Deus?

JESUS: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim, as palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, realiza suas obras.” (Jo 14,10-11)

Fiel: Até aqui, já aprendi qual é a preocupação principal de Deus Pai; o que é e onde está o Reino de Deus e como posso chegar a ele. Última pergunta: O que o Senhor espera de mim?

JESUS: “O meu Pai é glorificado quando vocês produzem muitos frutos e se tornam meus discípulos.” (Jo 15,8)
Fiel: Neste tempo de grande confusão, tempo difícil que vivemos, quero ser teu discípulo mais ainda.

JESUS: “Vocês serão meus amigos se praticarem o que vos ordeno. Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros.” (Jo 15,14.17)

Fiel: Com tua Graça, Jesus, e seguindo tua santa Palavra, não vou me perder nas modas do mundo, venham de onde vier.

JESUS: “Deixo-vos a Paz, a minha Paz dou a vocês.” (Jo 14,27)

PS. O desenho foi feito por um menino de cinco anos no computador de sua mãe.