CAMPANHA DE CONVERSÃO

19 - Fevereiro
Quarta-feira, 17 de fevereiro, iniciamos o Tempo da Quaresma, colocando sobre nossas cabeças as cinzas de penitência. No evangelho da Quarta-feira de cinzas (Mt 6,1-6.16-18), ouvimos as recomendações de Jesus, para aproveitarmos bem este tempo de conversão e penitência, aproximando mais nossa alma da Salvação que esperamos.

Na abertura desta Quaresma, Jesus recomendou três coisas: oração, jejum e esmola. “Quando orardes, entra no teu quarto, fecha a porta e reza a teu Pai que está oculto, e teu Pai que vê o que está escondido, te recompensará.” (Mt 5,6) Este é o tempo da oração pessoal e íntima com Deus Pai, por isso, Jesus nos coloca no quarto, porta fechada, fora do burburinho, para orar a Deus e dizer a Ele o que precisamos e, no silêncio, ouvir de Deus o que Ele precisa de nós.

Este é o tempo de jejum e abstinência, é tempo da penitência que mortifica e purifica. Sim, mortificamos o corpo para elevar nossa alma, pois nela estaremos por inteiro quando este corpo morrer. “Salva a tua alma” era o lema das antigas missões redentoristas.

Oração e jejum dispõem a alma para Deus. Jesus orou e jejuou durante quarenta dias para estar com o Pai Altíssimo e obter o que precisava para iniciar o seu ministério. Logo de início, Jesus foi à sinagoga de Cafarnaum e ali libertou um homem amarrado pelo demônio. (Mc 1,21-26) Jesus deu do que tinha para libertar o homem dominado por satanás. Quaresma é tempo de esmola, então ofereça de coração do que tens a Deus, para que a sua obra permaneça no mundo.

Caro leitor, enquanto é possível, participe das missas, venha ouvir a Palavra e receber a Santa Eucaristia, prepare bem e faça a tua confissão. Participe da Via Sacra, venerando o sofrimento Redentor de Jesus – toda sexta-feira às 19h00 na Igreja matriz – ou aproveite os horários alternativos, verifique na secretaria paroquial (32631983).

Sim, estamos em campanha de conversão ao Evangelho, praticando o que Nosso Senhor Jesus Cristo mandou: oração, jejum e esmola. A você e sua estimada família, um abençoado 1º Domingo da Quaresma. Fique com Deus e esteja em paz.