TEMPO DE FRATERNIDADE

12 - Fevereiro
São Mateus diz que Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, onde permaneceu jejuando quarenta dias e quarenta noites. (Mt 4,1-2) Em vista da Páscoa, centro do Cristianismo, a Igreja, inspirada nos quarenta dias de Jesus no deserto, estabeleceu o Tempo da Quaresma. Portanto, um tempo que nos reporta à permanência de Nosso Senhor Jesus Cristo no deserto, onde foi tentado pelo demônio. Sim, ele existe. Quando começa e quando termina a Quaresma?

A Quaresma começa na Quarta-feira de cinzas e vai até a Quinta-feira Santa, quando celebramos a Ceia do Senhor, a instituição da Santa Eucaristia e do Sacerdócio da Nova Aliança. Na Quaresma, você católico é chamado ao recolhimento na oração e na penitência, seguindo o exemplo que nosso divino Salvador nos deu no deserto.

De longa data, a tradição católica estabeleceu no Tempo da Quaresma, algumas práticas para serem vividas de forma mais intensa (em “espírito e vida”), como esforço de conversão ao Evangelho que nos salva. E quais são estas práticas? A frequência assídua a santa Eucaristia, a Confissão, para o perdão de Deus e o expurgo do pecado, o acompanhamento piedoso da Via Sacra, para contemplar o sofrimento redentor de Jesus.

O Tempo da Quaresma é um tempo de recolhimento na oração, um tempo de jejum e penitência, de contemplação da entrega oblativa de Jesus pela nossa Salvação, sempre alimentados pelo Pão eucarístico e a escuta atenda da santíssima Palavra de Deus.

Caro leitor, seguindo as exigências públicas sanitárias, por causa da peste que nos cerca, durante a Quaresma, teremos na Igreja matriz, diversos momentos para a tua confissão e reconciliação com Deus; Missas para tua comunhão no Corpo santo de Jesus e a celebração da Via Sacra, para a tua união espiritual com Jesus sofredor.

Você já percebeu que vivemos tempos difíceis – então o que fazer? Venha e participe! Mostre a Jesus Cristo tua fé e Ele será para você e tua família abrigo e proteção. Tenha um abençoado domingo, fique com Deus e esteja em paz.