VIEMOS ADORÁ-LO

08 - Janeiro
Esta é a semana da Epifania do Senhor, continuamos diante do Presépio, contemplando o mistério da presença de Deus no Menino Jesus carinhosamente guardado nos braços de Maria Santíssima. Agora é vez dos Reis magos que, orientados pela Estrela guia, tomam parte na Festa do Natal. Ali no Presépio, os Reis magos representam as nações, que neles já reconhecem Jesus como o Filho de Deus e Salvador do homem.

Epifania quer dizer “manifestação”, pois é justamente isto que Deus fez, iluminando a noite daqueles homens, mergulhados no estudo das maravilhas do universo, dos astros e seus movimentos. Deus usou uma Estrela para chamar a atenção dos Magos, com o propósito de conduzi-los Àquele de quem o velho Simeão disse: “Meus olhos viram a Salvação que preparastes diante de todos os povos, luz para iluminar as nações e glória de teu povo Israel.” (Lc 2,30)

Sim, os Reis magos não tinham conhecimento das palavras de Simeão, mas podiam ter ciência do que havia dito o profeta Isaías: “O Senhor estendeu seu braço santo aos olhos de todas as nações, e todas as extremidades da terra viram a Salvação do nosso Deus.” (Is 52,10)

Faltava-lhes o sinal. E o sinal lhes foi dado: “Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.” (Mt 2,2) Em Jerusalém, obtiveram a informação que precisavam, e então seguiram para Belém. Lá diante do Menino e Maria, sua mãe, eles se prostraram e o adoraram. (Mt 2,11) Deixaram ali suas riquezas, pois já não precisavam mais delas.

Caro leitor, a exemplo dos Reis magos do Oriente, Deus nos concedeu mais este Natal para crescermos na consciência de que Jesus Cristo veio ao mundo, nascido de uma Mulher, para que tivéssemos duas coisas: a Verdade e de novo o acesso a Deus. Jesus Cristo, de fato, é o Caminho, a Verdade e a Vida, sem Ele ninguém chega ao Pai. Então, não tenhas medo, pois o que Deus quer para você e sua estimada família é um abençoado Ano novo. Fique com Deus e esteja em Paz.