DE ONDE VEM O SALVADOR?

20 - Dezembro
Iniciamos o Tempo do Advento, celebrado nos quatro domingos que antecedem a Festa do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas quando começou o tempo do Advento?

Primeiro é preciso saber que Advento significa “aparecimento”, “chegada”. Então o Advento que transcorre nas quatro semanas que antecedem o Natal de Jesus, é o período de espera pela chegada do Salvador.

Este tempo propriamente não começou com a Igreja, começou muito antes dela. O Advento começou setecentos anos antes do nascimento de Jesus. Começou quando o profeta Isaías anunciou: “O Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, a quem chamará de Emanuel.” (Is 7,14) Emanuel quer dizer “Deus conosco” – o Filho da Virgem será “Deus entre nós”. Os judeus entenderam bem o oráculo de Isaias e assim começou a espera pela chegada do Menino que nasceria de uma Virgem.

Para ser ainda mais preciso sobre a chegada do Salvador, Deus revelou pelo profeta Miquéias: “E tu, Belém de Éfrata, pequenina entre as cidades de Judá, de ti sairá para mim Aquele que governará Israel.” (Mq 5,1). Miquéias foi contemporâneo de Isaias e, com muita antecedência, indicou o lugar onde a Virgem daria à luz ao Salvador.

Advento é tempo de renovar a esperança, porque, como disse o apóstolo Paulo: “Jesus Cristo é a nossa esperança.” (1Tm 1,1) No Advento, vivemos também um tempo de conversão, expiando nossos pecados pelo arrependimento e na confissão, para estar diante da manjedoura de Jesus com o coração purificado e refeito pelo perdão de Deus.

Caro leitor, os tempos são difíceis, não esqueça que já usaram a peste para fechar as igrejas na Semana Santa. Então, coragem! Não deixe de ir à tua igreja e celebrar o Natal de Jesus, tenha um coração contrito e renovado, perdoe quem precisas perdoar, faça a fé transparecer em tua vida. Que a primeira semana do Advento seja abençoada para você e sua querida família. Fique com Deus e esteja em paz.