O REINO DE DEUS

16 - Julho
Neste domingo, Jesus fala do Reino de Deus e, de novo, fala em parábolas para mostrar coisas escondidas desde a criação do mundo.

A parábola do joio e do trigo. Deus fez a criação usando boa semente. O trigo é boa semente que o homem aprendeu triturar e fazer a farinha. Com a farinha a mulher faz o pão para alimentar a família. O joio não é alimento, o joio toma o lugar do trigo e prejudica a colheita. O joio pertence ao maligno, neste mundo, o bem e o mal dividem o mesmo espaço. Mas virá o dia da colheita – dia do Juízo de Deus – então, o bom será separado do mau, e levado para o celeiro de Deus, o mau será lançado no fogo. Jesus está falando do fim dos tempos, quando enviará seus anjos para tirar do seu Reino os que fazem outros pecar e os que praticam o mal. (Mt 13,41)

A parábola da mostarda e do fermento são parecidas. Jesus vai para o ambiente doméstico, onde a mulher, mãe de família, cultivava uma horta no quintal e, na cozinha, preparava a massa com farinha e fermento para fazer o pão. O Reino dos Céus é como a semente de mostarda que, embora pequena, cresce e fica maior que as outras plantas. O Reino dos Céus é como a medida de fermento que leveda toda a massa, que vai ao forno vira pão saboroso.

O fermento desaparece no pão e a semente desaparece na planta vistosa. Muitas vezes, as exigências da vida nos impedem de perceber a presença de Deus, mas Ele está ali, agindo na origem e garantindo o fim. Assim como o fermento que levedou a massa e garantiu o pão, assim como a semente que se consumiu e trouxe a planta que dá o condimento.

Por fim, Jesus dirige a palavra aos homens e mulheres de bem, que a Bíblia chama de justo. Disse Jesus: “Os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai.” (Mt 13,43) O justo percebe a presença de Deus escondido no curso da vida, dando unidade a tudo (princípio e fim), mantém-se unido a Ele na oração, que brota do coração de quem tem fé. Estas são condições necessárias, caro leitor, para vencer o mal (joio) com o bem (trigo). Sob a proteção de Nossa Senhora, mãe de Jesus, tenha um domingo abençoado com sua querida família, fique com Deus e esteja em paz.