TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO

03 - Julho
Quarentena flexibilizada, volta a participação na igreja com máscara e distanciamento. Quarentena, máscara, distanciamento, são recursos que encontraram para evitar o vírus da peste que se espalhou pelo mundo. Que resta a fazer? Ir do “fecha tudo” ao “pode abrir” até quando só Deus sabe.

O evangelho deste domingo, 05/07, traz uma Palavra de Jesus que sempre agrada muito o coração, principalmente em tempos de incertezas. E é justamente sobre incerteza que Jesus está falando, quando diz: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso.” (Mt 11,29)

Jesus disse que é para tomar sobre si o seu jugo. Você sabe o que é jugo? Jugo quer dizer autoridade, domínio. Jesus então está dizendo: tomai sobre vós a minha autoridade, colocai-vos sob o meu domínio e encontrareis descanso. Sabe quem tomou sobre si e confirmou a autoridade de Jesus?

São Pedro, quando disse diante dos homens do Templo: “Não há sob o céu outro Nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos.” (At 4,12) Naquele tempo não havia igrejas, Jesus Cristo era anunciado nas ruas e praças... milagres aconteciam (At 3,1-10) e milhares de conversões também. (At 3,37-41)

Milagres e conversões aos milhares aconteciam porque os escolhidos de Jesus estavam sob a sua Autoridade e diziam claramente: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (At 2,21). Sim, não faziam média com nenhum globalismo ecologista, favorável ao aborto e à destruição da família. Os primeiros cristãos estavam sob a Autoridade de Jesus e sabiam que no mundo estava o anticristo: “Muitos sedutores espalharam-se pelo mundo, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Este é o sedutor, o anticristo.” (2 Jo 1,7) O anticristo de ontem e de hoje quer acabar com Jesus.

Não obstante as muitas conversões e, no II século, haver comunidades cristãs em quase todo Império Romano, a vida para os primeiros cristãos não foi nada fácil. Quando Diocleciano virou imperador de Roma (II século), ele ordenou que os cristãos fossem perseguidos em toda a extensão do Império, porque eles não prestavam culto aos deuses de Roma. Foi a perseguição mais terrível movida contra a Igreja nascente, milhares de mortes ocorreram.

Os cristãos enfrentaram aquele tempo de horror firmes na fé em Jesus, que disse: “Não tenham medo dos matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei aquele que pode destruir a alma e o corpo na Geena.” (Mt 10,28) Também não esqueciam a promessa de Jesus: “Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está no céu.” (Mt 10,32).
Fique com Deus e esteja em paz.