ESTANDO FECHADAS AS PORTAS

Sexta-feira, 29 de maio, recebi através do WatsApp, o decreto do Bispo diocesano que normaliza a abertura das igrejas a partir do dia 1º de junho. Coloco abaixo os pontos principais para a reabertura das igrejas e as celebrações das missas.

• Que nos bancos estejam marcados os lugares onde se deverá sentar.
• Haja o afastamento mínimo de dois metros entre os membros da assembléia litúrgica.
• Que não se distribua folhetos de canto ou jornalzinho de missa, envelopes e santinhos.
• As ofertas deverão ser depositadas em locais apropriados, próximos às portas, na entrada ou saída da igreja.
• Não poderão participar das missas e outras celebrações quem apresentar sintomas de resfriado/gripe.
• É obrigatório o uso de máscaras para entrar na igreja e a higienização das mãos com álcool gel 70%.
• Recomenda-se que todos os que pertencem ao grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes permaneçam em casa.
• Recomenda-se a não participação de crianças abaixo de 12 anos.
• Os bebedouros devem permanecer lacrados.
• Os fiéis devem receber a comunhão nas mãos, continua suspensa a entrega da comunhão na boca e sob as duas espécies.
• Haja higienização nos lugares que as pessoas utilizam.
• Quanto às manifestações de piedade popular, continuam suspensas as procissões e outras devoções públicas externas (fora do templo).
• Quanto aos demais Sacramentos e atividades paroquiais (catequese, encontros, acampamentos, etc.) mantenham-se as orientações do decreto anterior.
• Este decreto entra em vigor no dia 1º de junho de 2020.

Segunda-feira, 1º de junho, mês do Sagrado Coração de Jesus, retomaremos as celebrações das missas abertas aos fiéis às 19h30. Para cumprir o distanciamento exigido de dois metros de cada pessoa, teremos 53 lugares disponíveis em cada missa na igreja matriz. No momento, esse distanciamento é necessário. Terça-feira, 02/junho, missa às 7h00 da manhã. Quarta-feira, 03/junho, a missa às 19h30. Quinta-feira, 04/junho, missa às 19h30. 1ª sexta-feira, 05/junho, missa às 19h30. Sábado, 06/junho, missa às 18h30. Domingo, 07/junho, missa às 8h00, às 10h00 e às 19h00. A igreja será aberta meia hora antes de cada celebração.

Conto com a compreensão de todos quanto aos lugares disponíveis em cada celebração, o distanciamento é para a segurança de todos. Nosso canal de comunicação pelo Face é o Tiago Augusto. Fique com Deus e esteja em paz.