HAVERÁ UM FIM

15 - Maio
Quando foi promulgado o primeiro decreto estadual, estabelecendo um período de quarentena e isolamento, por causa da peste que veio da China, decreto que foi seguido imediatamente pelo municipal, estávamos começando a última semana de março. Então publiquei aqui no site: “Tempo de recolhimento”, dizendo que a situação exigia que buscássemos um entendimento sobre o que estava acontecendo e uma perspectiva de enfrentamento, ambos no campo espiritual.

Trouxe então a Palavra de Jesus, tirada do evangelho de São Lucas, onde Ele diz: “Quando ouvirdes falar de guerras e subversões, não vos atemorizeis, é preciso que primeiro isso aconteça, mas não será logo o fim. Levantar-se-á nação contra nação e reino contra reino. Haverá grandes terremotos, PESTES e fome em todos os lugares, aparecerão fenômenos pavorosos e grandes sinais vindos do céu.” (Lc 21,9-11)

Em base a esta Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo, disse que o cristão não podia arrogar-se ignorância diante do que estávamos vivendo. Justamente porque, há mais de dois mil anos, Jesus já havia dito que, antes do fim, a humanidade iria viver coisas pavorosas sobre a terra e ver grandes sinais vindos do céu.

Naquela oportunidade, para não tornar o texto muito extenso, não considerei as palavras de Jesus: “É preciso que isso aconteça, MAS NÃO SERÁ LOGO O FIM.” Ora, Jesus está dizendo claramente que não serão guerras, revoluções, terremotos e PESTES que darão fim a obra de Deus. No fim do mês de março, passamos a ver, em alguns países, tudo parando, as pessoas confinadas em casa, e muitos caixões funerários indo para o cemitério. Não faltou quem trouxesse à baila a ideia do apocalipse, o Armagedon, os três dias e as três noites de escuridão, esquecendo-se que Jesus havia dito: “... MAS NÃO SERÁ LOGO O FIM”.

Estimado leitor, é preciso que você saiba que as tribulações citadas por Jesus fazem parte da história que transcorre neste mundo. Assim sendo, elas têm sua causa na ação do homem ou da natureza. O fim, porém, pertence a Deus (At 1,6-7), e quando o fim vier, então não haverá mais história, nem mundo, nem guerra e nem PESTE, tudo terá passado, pois o próprio Deus estará agindo. Aqui vem a pergunta que não se cala:

O que podemos saber deste fim?

Numa das visões de São João, sem dizer o quando, Jesus indicou o que será e o que virá com o fim, que só Deus pode decretar. Note, caro leitor, que Jesus esperou que a Bíblia estivesse praticamente pronta, para nos dar esta indicação. Vamos conferir o que são João viu e, por ordem do Senhor, escreveu para nós:

“Vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra se foram, e o mar já não existe mais. Vi também descer do céu, de junto de Deus, a Cidade santa, uma Jerusalém nova, pronta como uma esposa que se enfeitou para seu marido. Aquele que está sentado no Trono declarou: Eis que faço novas todas as coisas. E continuou: escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: elas se realizaram, eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o fim, a quem tem sede eu darei gratuitamente da fonte de água viva. O vencedor receberá esta herança, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.” (Ap 21,1-3.5-7)

O que São João viu, ele escreveu, cumprindo a ordem que lhe foi dada. Agora, leia com calma o que ele escreveu... Solte tua imaginação e procure ver com o coração cada imagem que está ali relatada. Concentre tua atenção no Trono e veja quem está sentado lá. Volte à primeira linha e procure ver o “novo céu” e a “nova terra” mostrados a São João. Peça permissão para entrar um instante na imagem que se formará no interior de teus olhos. Esta é a herança do vencedor, que será filho e filha de Deus. Esteja em paz.