BOM DIA, QUERIDA MÃE!

09 - Maio
Querida mãe, peço a Deus que este dia a ti dedicado, seja um dia abençoado para você e tua família. Família que tem exigido muito de você, às vezes, além do que você pode dar. Mas que sem ela você já não pode viver: é o teu tesouro. Dedico esta reflexão a você, mãe, pedindo ao Espírito Santo que ela contribua para a tua fé e o teu crescimento espiritual.

Mãe, eu sei que este tempo de portas fechadas tem pesado muito para você, te pegou de surpresa. O comércio que você costuma frequentar está de portas fechadas; a cabeleireira que corta e arruma teu cabelo, fechou a porta; as casas que você visitava, também estão com as portas fechadas. Você mal consegue ver teus netinhos, querida mãe-avó. Mandaram fechar as portas da Igreja onde você rezava, encontrava com Jesus, confraternizava com suas amigas. É, querida mãe, daqui pra frente você nunca mais vai esquecer que podem mandar fechar as portas que estão no mundo, inclusive as mais sagradas, que sempre estiveram abertas para te receber e consolar.

Por isso no dia 30 de março, publiquei no site da Paróquia um texto com o título: “Deus dá a vida a todos”, e lá coloquei uma palavra do apóstolo Paulo, que disse: “Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas, também não é servido por mão humana, como se precisasse de alguma coisa.” (At 17,24-25) Coloquei esta palavra de São Paulo para te lembrar, prezada mãe, que nenhuma autoridade pode te impedir de estar com Deus. Sim, fecham as portas dos templos, mas não prendem a Deus; impedem o sacerdote de te servir os sacramentos, mas não impedem que a Mão amorosa de Jesus te afague e te console lá onde você estiver.

Agora, e só agora, você pode compreender a maravilhosa Palavra de Jesus que disse: “Em verdade, em verdade vos digo: Eu sou a porta das ovelhas, quem entrar por mim, será salvo.” (Jo 10,7.9) Ninguém pode fechar esta Porta que o próprio Deus abriu para nos salvar. Onde está Jesus, ali está a Porta pela qual encontramos a Salvação. Veja! Nem sempre teu marido está presente, tem filho ou filha que já deixou sua casa para ter a sua própria, outros saem e você não sabe a que horas voltam... Mas tem alguém que nunca esteve fora de sua casa, e você, melhor do que eu, sabe que Ele, de fato, nunca esteve fora de sua casa: JESUS.

Portanto, neste dia de quarentena das mães – dia de portas fechadas – faça de Jesus a tua porta, entre por Ele, porque com Ele tudo isto vai passar. Virá o dia em que você só terá histórias a contar para teus netos sobre este dia fechado das mães. Tudo isto será só uma lembrança, triste lembrança. Mas você terá aprendido como ninguém o que Jesus quis dizer, quando disse que “Ele é a porta por onde passam as ovelhas”. E saberá como ninguém que esta é, e sempre será, a única Porta que nenhum homem pode fechar. Então fique com Deus, sob a proteção da Mãe de Jesus, esteja em paz. Com carinho e estima, feliz dia das mães.