Paróquia Santo Anatácio
  Horários de Missas
  Terça-feira - 7h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 7h e 15h
Sábado - 18h Matriz e 19h30 Capela
Domingo - 8h, 10h e 18h30
   

COMO REZAR UM SALMO

28 - Abril
Primeiro é preciso saber o que é o Salmo bíblico. O Livro dos Salmos traz 150 orações poéticas que o povo de Deus rezava no Templo, na Sinagoga, em família ou sozinho em oração pessoal. Outra coisa importante, o Livro dos Salmos na língua hebraica é chamado de “Louvores”. Então, poesia e louvor fazem dos Salmos textos especiais.

Temos aqui uma expressão importante para a compreensão deste tesouro espiritual bíblico: “orações poéticas”. Ora, se os Salmos são orações em forma de poesia, onde o salmista expressa seu clamor, sua alegria, sua angústia e até sua decepção, então o Salmo bíblico não deve ser lido como se lê um texto descritivo. Sabe por que? Porque o salmista não está te contando nada, aliás, ele nem está escrevendo para você. O salmista está abrindo seu coração a Deus... É com Deus que ele está falando.

Então só há um jeito de ler um Salmo: ORANDO COM SALMISTA. E orar com o salmista significa percorrer com a imaginação cada frase que ele escreveu para Deus. Sem este esforço de imaginação, você não chega àquilo que saiu do coração do salmista. Você fica na letra sem o Espírito que dá vida. Sem este esforço de imaginação, você não ora, você apenas lê um Salmo que está ali dentro da Bíblia.

ENTÃO, VAMOS AO EXEMPLO

“O Senhor é meu pastor/ nada me falta, em verdes pastagens me faz repousar/ para águas tranquilas me conduz e reconforta minha alma.” (Sl 22,1)

Na primeira barra o salmista chama Deus de “pastor”... Pare! Procure imaginar o rebanho no qual você está e, no meio deste rebanho, um pastor Majestoso e Divino. Forme a imagem, construa a cena em sua mente a ponto de te transportar para dentro dela. Você não pode ter pressa (nem todos são poetas). Na segunda barra, o salmista diz que não lhe falta nada, pois o “pastor” o leva para campos verdejantes e ali ele repousa. Agora, faça de você, da sua presença, da sua respiração, tudo o que você precisa ter, neste instante, nada, absolutamente nada, está te faltando. Depois, imagine um campo tão belo e seguro, onde, sem medo nem necessidade, você repousa... você descansa. Não tenha pressa! Na terceira barra, o “pastor” entra em ação, ele te chama, ele chama rebanho e o conduz para águas tranquilas... Imagine agora uma bela fonte que deságua num lindo lago de água tão pura e cristalina, que te dá prazer em bebê-la. Sinta a água caindo nas mãos, leve as mãos à boca... beba da água. Sem pressa... insista até você conseguir. Se neste exercício espiritual você não sentir o tempo passar, significa que você está conseguindo entrar dentro do Salmo e ver aquilo que o salmista viu no preciso momento em que ele orava a Deus. Até aqui você rezou o primeiro, segundo e parte do terceiro versículos do Salmo 22. Continue do mesmo modo com os demais versículos, as imagens colocadas de maneira poética te ajudarão a entrar dentro da oração, que o salmista compôs para Deus, e desta oração você tomará posse, ela será sua também.

Caro leitor, é possível fazer este exercício espiritual com todos os 150 Salmos da Bíblia, independente do conteúdo, e assim cada Salmo te colocará diante de Deus, em oração. Aplique esta técnica na leitura orante dos Salmos, até que ela se torne automática. Então você não vai mais ler simplesmente um Salmo, como talvez, tenha feito até agora. Você vai orar com o salmista e com ele você vai falar com Deus.

Fique com Deus, aproveite o tempo que tens, aprenda a orar como nunca fizeste antes e esteja em paz.

‹ voltar a página anterior
© 2010 Paróquia Santo Anastácio. Todos os direitos reservados.
CNBB Diocese de Presidente Prudente Vaticano Rádio Onda Viva Canção Nova