Paróquia Santo Anatácio
  Horários de Missas
  Terça-feira - 7h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 7h e 15h
Sábado - 18h Matriz e 19h30 Capela
Domingo - 8h, 10h e 18h30
   

ELE VIU E ACREDITOU

11 - Abril
Chegamos ao Domingo de Páscoa de 2020 de uma maneira sequer imaginada pelo mais pessimista e derrotista que vaga sobre a terra. Igrejas fechadas, missas pela Internet, pelos canais católicos... Praça de São Pedro vazia.

E, nesta Páscoa, uma coisa vai ficar faltando: a comunhão sacramental do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, ou seja, justamente o que Jesus ordenou que fizéssemos quando Ele institui, para nossa salvação, a Santa Eucaristia: “Tomou o pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles, dizendo: Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória.” (Lc 22,19) Sim, podemos fazer a comunhão espiritual com Jesus e de Jesus, mas a Eucaristia não é possível recebê-la virtualmente.

Esta situação nos coloca bem perto de São João na manhã da Ressurreição de Jesus. O Evangelho diz que João e Pedro foram às pressas ao túmulo de Jesus, para confirmar a notícia de Maria Madalena. Quando João entrou no interior do túmulo: “ele viu e acreditou”. (Jo 20,8) Mas o que João viu?

“Ele viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.” (Jo 20,6-7). Viu Jesus? Não, não viu! Então, no que João acreditou? Até aquele momento, “eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segunda a qual Ele devia ressuscitar dos mortos.” (Jo 20,9) Ora, diante do que estava vendo, instantaneamente, João compreendeu a Escritura e acreditou na vitória de Jesus, ou seja, a sua Ressurreição dos mortos.

Portanto, antes mesmo de ver com seus próprios olhos Jesus Ressuscitado, o que só aconteceu na tarde daquele primeiro dia da semana, João já tinha acreditado. Imagino que ele tenha voltado para casa conversando sobre isto com Pedro e, em casa, continuou falando sobre isto com os demais. Observe que foi o próprio Jesus que quis que tudo fossem assim. Afinal, foi Jesus que esperou anoitecer para então confirmar o que já estava no coração de João. “Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: A paz esteja convosco.” (Jo 20,19)

Talvez, hoje, na situação que vivemos, seja possível imaginar como foi para os discípulos, fechados em casa com medo, passar aquela primeira Páscoa. Passou para eles... vai passar também para nós! Este Jesus, presente e não visto, que você terá nesta Páscoa, logo, muito em breve, estará diante dos teus olhos, da maneira como Ele mesmo quis estar, e estará dizendo: “Que a paz esteja contigo!”

Caro leitor, Deus é maior, pequena é a peste e os que dela se aproveitam. A você e à sua querida família Feliz e Santa Páscoa. Fique com Deus e esteja em Paz.

‹ voltar a página anterior
© 2010 Paróquia Santo Anastácio. Todos os direitos reservados.
CNBB Diocese de Presidente Prudente Vaticano Rádio Onda Viva Canção Nova