QUEM É DA VERDADE

10 - Abril
Na manhã da sexta-feira, que antecedia o sábado da Páscoa judaica, Jesus foi levado a Pilatos, governador romano da Judéia, e foi acusado pelos homens do Templo de sedição, e por que foi acusado de sedição? Porque esta acusação obrigaria Pilatos a interessar-se pelo caso e abrir um processo contra Jesus.

Mas a reação de Pilatos foi a de livrar-se do caso: “Tomai-o vós mesmos e julgai-o de acordo com a vossa lei.” (Jo 18,31) Os homens do Templo então deixaram claro porque estavam entregando Jesus: “Nós não podemos condenar ninguém à morte.” (Jo 18,31) Jesus era réu de morte e a pena de morte era prerrogativa do poder romano. Pilatos se viu obrigado a iniciar o processo e interrogar Jesus.

Pilatos interrogou Jesus, dizendo: “Então, tu és rei?” (Jo 18,37) Respondeu-lhe Jesus: “Tu o dizes, eu sou rei. Para isto nasci e vim ao mundo, para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz.” (Jo 18,37)

Observe que na primeira parte de sua resposta, Jesus resolveu o problema de Pilatos, tornando-se réu confesso e, na segunda parte, Jesus resolve outro problema, que não interessou a Pilatos, mas que muito nos interessa.

Jesus disse que veio para dar testemunho da verdade e quem é da verdade escuta a sua voz. Sim, quem de nós não quer ouvir a voz de Jesus? Mas para ouvi-la, Jesus colocou uma condição: ser da verdade.

“O que é a verdade?”
Esta pergunta de Pilatos, o homem a tem feito desde que começou pensar no próprio destino e no destino de tudo que o cerca, e isto faz muito tempo. Pilatos não sabia, mas Jesus já havia prometido: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (Jo 8,32) Mas o irritado Pilatos não esperou a resposta que resolve a demanda da humanidade. Ficamos então sem a resposta? Não, não ficamos! Sabe por que?

Quem escuta Jesus conhece a resposta: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, sem mim ninguém chega ao Pai.” (Jo 14,6)

Caro leitor, se Pilatos tivesse realmente dado alguma atenção Àquele que interrogava, ele teria percebido que estava diante de quem tudo teve começo e tudo termina. Mas foi preciso algum tempo, para o próprio Jesus deixasse tudo claro, através de São João evangelista, que escreveu no seu evangelho: “No princípio, era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus e tudo foi feito por meio Dela.” (Jo 1,1-3; 1Jo 1,1-3), e concluiu no Apocalipse: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, Aquele-que-é, Aquele-que-era e Aquele-que-vem.” (Ap 1,8)
Sexta-feira Santa, nada termina... tudo começa. Fique com Deus e esteja em paz.