SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!

03 - Abril
• POR QUE SÃO JOSÉ?
• Porque minha saudosa e querida mãe era muito devota de São José. Lembro-me que falávamos por telefone, na despedida, ela costumava dizer: “Olha, estou rezando por você, tenho pedido a São José que te proteja.” É... como faz falta falar com a mãe; como faz falta não ter mais na terra uma mãe que reza por mim. É por isso que hoje quero falar e rezar com você a São José, amantíssimo esposo de Nossa Senhora e fidelíssimo protetor do menino Jesus.
• Tudo o que os evangelhos falam sobre São José é exatamente o que precisamos saber sobre este homem justo e escolhido por Deus para estar ao lado de Maria e de seu Filho Unigênito, nosso Salvador. Presumo eu que a passagem do Evangelho que, quando lemos, enche de alegria o coração de São José, é justamente esta:

• “Três dias depois, encontraram Jesus no Templo, sentado em meio aos doutores, ouvindo e interrogando-os, todos os que o ouviam ficavam admirados com a sua inteligência e as suas respostas. Ao ver Jesus, ficaram surpresos e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que TEU PAI e eu, aflitos, te procurávamos.” (Lc 2,46-48)

• Acho que pela grafia você já percebeu porque nosso querido São José fica feliz quando lemos esta passagem. Não percebeu? Ora, porque nesta passagem do evangelho, Nossa Senhora, em pessoa, o trata como PAI de Jesus. E para completar o orgulho santo do carpinteiro José, Maria Santíssima, primeiro, cita a ele e depois a si mesma – “teu pai e eu” – assim como competia a uma filha obediente do patriarca Abraão. Agora diz pra mim se ser chamado, por todo o sempre, pela Mãe Imaculada de Jesus – de seu pai – é ou não é a glória do carpinteiro José? Lembra-te disto quando te dirigires em oração ao amantíssimo protetor da Sagrada Família. Segue a oração que nestes dias de enclausuramento tenho feito a São José:

• Amado São José, a vós recorremos em nossa tribulação, confiantes pedimos vossa proteção. Pelo laço sagrado do amor que vos uniu à Virgem Imaculada e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus.
• Com fé, vos suplicamos, voltai teu olhar benigno sobre nós, que fomos resgatados pelo Sangue Redentor de Jesus Cristo. Socorreis-nos em nossas necessidades com o auxilio de vossa intercessão.
• Protegei, ó preciosíssimo pai da Sagrada Família, os filhos e filhas de Deus, reunidos no Amor de Jesus. Afastai para longe de nós a peste, as ocasiões de pecado e os vícios. Ajudai-nos do alto Céu em nossa luta contra o poder das trevas.
• Assim como outrora salvastes a vida ameaçada do Menino Jesus, defendei agora a Santa Igreja das ciladas de seus inimigos e de toda adversidade. Amparai cada um de nós com vosso paternal auxílio, para vivermos com fé a Palavra de Jesus, até o dia de nossa partida desta terra. Sob vossa intercessão, esperamos chegar à bem-aventurança eterna. Amém!

• Esta oração, acompanhada no final do Pai Nosso, três Glória ao Pai e três Ave Maria serve como Novena a São José. Nas missas sem povo que tenho rezado, a estou fazendo pela nossa comunidade, pelos idosos e enfermos e pelo governo do Exmo. Sr. Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Fique com Deus e esteja em paz.