Paróquia Santo Anatácio
  Horários de Missas
  Terça-feira - 7h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 7h e 15h
Sábado - 18h Matriz e 19h30 Capela
Domingo - 8h, 10h e 18h30
   

A COMUNHÃO COM JESUS

02 - Abril
• Não há dúvida que o último pedido que Jesus fez aos discípulos e, através deles, também a nós, aconteceu na última e derradeira Ceia do Senhor. São Lucas diz que depois instituir a santa Eucaristia, Jesus disse: “Fazei isto em minha memória.” (Lc 21,19) Ora, a Eucaristia seria uma simples lembrança piedosa de Jesus (memória) se Ele tivesse permanecido morto. Mas Jesus ressuscitou – está vivo e elevado à glória do Céu – logo, memória aqui não pode ser uma simples lembrança de Jesus. Definitivamente, não! Jesus Cristo está realmente presente na Eucaristia, porque Ele mesmo disse: “Isto é o meu corpo” e “Isto é o meu sangue”. (Mc 14,22-24) Aí está todo o mistério da nossa fé.
• Portanto, quando comungamos o pão e o vinho, sobre os quais o sacerdote pronunciou as Palavras de Jesus, estamos tomando o Corpo e Sangue do Senhor transubstanciado misteriosamente nas espécies eucarísticas.

• Mas tem uma Palavra no evangelho de São João, que precisamos considerar com atenção. Lá está dito: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós, e nós vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1,14) Observe que na frase antes do termo “CARNE” está o termo “PALAVRA”. Portanto, antes de se fazer “carne” no seio santíssimo de Maria, Jesus era PALAVRA – Que Palavra? – a Palavra eterna de Deus. Como está escrito: “No princípio era a Palavra e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus.” (Jo 1,1)

• Portanto, a comunhão do Corpo e Sangue de Jesus chama em causa a comunhão precedente com JESUS-PALAVRA. Note bem, “comunhão precedente” (comunhão que vem antes de...). Ora, que sentido poderia haver em alguém tomar a santa comunhão eucarística e não comungar (aceitar, viver) a Palavra de Jesus. Assim podemos concluir que, primeiro, é preciso comungar JESUS-PALAVRA, para então poder comungar dignamente o Corpo e Sangue do Senhor, realizando a plena comunhão com Jesus deixada para nós na última e derradeira Ceia.
• Estimado, se neste momento da tua vida (e contra a sua vontade) está te faltando a comunhão sacramental do Corpo e Sangue do Senhor, com certeza não está te faltando a comunhão de JESUS-PALAVRA. Espero agora confirmar tudo isto com uma Palavra revelada e abençoada em Deuteronômio 30,11-14:

• “Este mandamento que hoje te prescrevo não é alto demais para ti, nem está longe de ti. Não está no céu, para que digas: quem poderá subir ao céu para que o alcance e nos faça ouvir, para o praticarmos? Não está do outro lado do mar, para que digas: quem atravessará o mar por nós, para que o alcance e nos faça ouvir, para o praticarmos. Pois esta PALAVRA está bem perto de ti, está em tua boca e em teu coração, para que a ponhas em prática.”

• RECEBA A BENÇÃO. Deus te abençoe e proteja contra todo mal e te livre de toda peste, faça prosperar o teu trabalho e crescer, em graça e sabedoria, teus filhos e filhas, estenda sua mão protetora sobre tua querida família. Fique com Deus e esteja em paz.

‹ voltar a página anterior
© 2010 Paróquia Santo Anastácio. Todos os direitos reservados.
CNBB Diocese de Presidente Prudente Vaticano Rádio Onda Viva Canção Nova