É DEUS QUE DÁ A VIDA A TODOS

30 - Março
No texto passado, escrito para servir de oração no quinto domingo da Quaresma, no qual Jesus, depois de orar ao Pai, disse a Lázaro, morto a quatro dias: “Lázaro, vem para fora... e o morto saiu.” Ora, o que deveria servir para o reconhecimento de que, de fato, Jesus Cristo era o Filho de Deus, vindo ao mundo para a nossa Salvação, foi o que faltava para que Caifás, Sumo sacerdote naquele ano, decretasse a morte de Jesus.
• Mas nada disso podia surpreender Jesus, pois muito antes da decisão de Caifás junto ao Sinédrio, Jesus já havia dito: “Chegou a hora em que será glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade, eu vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morrer permanecerá só, mas se morrer produzirá muito fruto.” (Jo 12,32-24) Disse ainda: “Agora é o julgamento deste mundo, agora o príncipe deste mundo será lançado fora e, quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim.” (Jo 12,31-32) Veja, Jesus inclusive sabia como deixaria esta terra: elevado no alto da cruz.
• Portanto, erra quem pensa que foi a decisão de Caifás que levou Jesus à morte, aos trinta e três anos, sobre a cruz. Não foi! Porque Caifás operava no tempo da terra, mas outra Vontade, que opera na Eternidade, já tinha sido comunicada a Jesus. É esta Vontade que dirige a História. Prova isto o que disse Jesus a Pedro, que puxou a espada para livrá-lo dos seus inimigos: “Embainha tua espada. Deixarei eu de beber o cálice que o Pai me deu?” (Jo 18,11) Antes disto Jesus já havia dito aos discípulos: “Já não vos falarei muito, pois o príncipe do mundo vem; contra mim, ele nada pode, mas o mundo saberá que amo o Pai e faço como o Pai ME ORDENOU.” (Jo 14,30-31)
• A vida de Jesus é a definitiva Palavra de Deus à humanidade, como ensinou São Paulo na carta aos Hebreus. E mostra para nós que a História... sim, esta história que vivemos, pensando que somos nós que a construímos com nossas decisões, está nas mãos de Deus. Há muito tempo já disse o sábio: O futuro a Deus pertence.

• É Justamente por isso que Paulo apóstolo disse:

“Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos humanas, também não é servido por mão humana, como se precisasse de alguma coisa. Pois é Ele quem dá a vida a todos, a respiração e tudo o mais. Assim fez, para que buscassem a Deus e, às apalpadelas, o encontrassem, a Ele que na realidade não está longe de cada um de nós, pois Nele vivemos, nos movemos e existimos.” (At 17, 24-25.27-28)

• Estimado leitor, pelas Palavras aqui transmitidas, você pode entender que a vida de Jesus é a realização da Vontade do Pai, da mesma forma a História humana é a realização dos seus desígnios eternos. Como disse Paulo apóstolo: “Em Deus vivemos, nos movemos e existimos. Então mantenha tua mente e teu coração ligados à Palavra de Jesus que hoje está dizendo para nós: “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo.” (Jo 16,33)
• Fique com Deus – Oração e Confiança – porque em tudo Deus é mais. Esteja em paz.