PERMANECEI EM MIM

Este domingo do tempo pascal é uma excelente oportunidade para conversar com Jesus, sobre o evangelho que será lido em todas as igrejas católicas, neste final de semana. Então vamos lá.

Fiel: Jesus, neste domingo, nós ouvimos o evangelho no qual o Senhor se apresenta como a videira. Por que o Senhor escolheu esta representação?

JESUS: “Como o ramo não pode dar fruto, por si mesmo, se não permanece na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.” (Jo 15,4)

Fiel: Entendi. E o que precisamos fazer, Senhor, para permanecer em Ti?

JESUS: “Se observais os meus mandamentos permanecereis no meu amor, como eu guardei os preceitos de meu Pai e permaneço em seu amor.” (Jo 15,10)

Fiel: O que acontece na vida de quem permanece unido ao Senhor?

JESUS: “Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15,5)

Fiel: E aquele que se separa de Ti, o que acontece, Senhor?

JESUS: “Se alguém não permanece em mim é lançado fora, como o ramo, e seca, tais ramos são recolhidos, lançados ao fogo e queimam.” (Jo 15,6)

Fiel: Certa vez, o Senhor fez uma comparação dos homens com árvores. Acho que o tema vem bem a calhar, num tempo em que se fala tanto de ecologia.

JESUS: “Toda árvore boa dá bons frutos, a árvore má dá frutos ruins. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. (Mt 7,17-19)

Fiel: Senhor, acho que não entendi bem. O que isto tem a ver com os homens?

JESUS: “É pelos frutos que os reconhecereis.” (Mt, 7,20)

Fiel: Agora sim, entendi. E quais são os “frutos” que o Senhor espera encontrar em nossa vida?

JESUS: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a alma e de todo o entendimento e com todas as tuas forças, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mc 12,30-31)

Fiel: Sim, Senhor Jesus! Última pergunta: a confusão tem sido grande por causa da situação que a peste criou entre nós e no mundo inteiro. Muita gente chega a desconfiar do Amor de Deus no meio de tanta falsidade. O que o Senhor pode nos dizer sobre isto.

JESUS: “O Pai vos ama, porque me amaste e acreditastes que vim de Deus. Saí do Pai e vim ao mundo. De novo deixo o mundo e vou para o Pai.” (Jo 16,27-28)

Fiel: Então, Senhor, significa dizer que haja o que houver o Amor de Deus Pai permanece sempre o mesmo. E para termos acesso a esse Amor é preciso amar Ti e reconhecer que o Senhor é o nosso único e eterno Salvador. A sua benção, Jesus!