Paróquia Santo Anatácio
  Horários de Missas
  Terça-feira - 7h
Quinta-feira - 19h
Sexta-feira - 7h e 15h
Sábado - 18h Matriz e 19h30 Capela
Domingo - 8h, 10h e 18h30
   

SEMANA SANTA - 2021

29 - Março
Neste domingo, 28 de março, começamos a Semana Santa, vamos perguntar a Jesus alguma coisa sobre a Semana Maior que, em anos passados, começava solene, e até festiva, com o Domingos de Ramos.

Fiel: Hoje as pessoas fogem do sofrimento e para muitos não há qualquer sentido em sacrificar-se. Fazem o que for preciso para escapar do sofrimento. Na Semana Santa, somos colocados diante do teu sofrimento. Diga-nos, Senhor, que sentido há neste sofrimento que o levou até a morte na cruz?

JESUS: “Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá sua vida por suas ovelhas. Eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem. Eu dou a vida por minhas ovelhas. Ninguém me tira a vida, eu a dou livremente.” (Jo 10,11.14-15.18)

Fiel: Entendi, Senhor! Por aqui as pessoas fogem de todo e qualquer sacrifício, mesmo assim vivem ansiosas, angustiadas e sempre muito preocupadas. O que fazer, Senhor, para vencer isto?

JESUS: “Não andeis preocupados, dizendo: que iremos comer? Que iremos beber? O que iremos vestir? São os pagãos que estão à procura de tudo isto. O vosso Pai Celeste sabe que tendes necessidade de todas estas coisas. Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua justiça, e estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6,31-33)

Fiel: Gostaria de falar da Quinta-feira santa, quando celebramos a Ceia, na qual o Senhor deixou para nós a Eucaristia. Jesus, o que precisamos fazer para compreender um pouco mais o mistério eucarístico?

JESUS: “Eu vos afirmo: vós me vedes, mas não acreditais. Eu sou o pão da vida, quem vem a mim, nunca mais terá fome e o que crê em mim nunca mais terá sede. Em verdade vos digo, quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,35-36.54)

Fiel: Pelo que eu entendi, o que precisamos fazer é ter fé. Acontece, Jesus, que muita gente vem à Missa, até com frequência, faz suas orações e comunga, mas tem o coração cheio de dúvidas e vazio de fé.

JESUS: “Eu vos digo: aquele que CRÊ tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Este pão é o que desce do céu, para que não pereça quem dele comer. Eu sou o pão vivo descido do céu. O pão que eu dou é a minha carne para a vida do mundo.” (Jo 6,47-48.50.51)

Fiel: Vou passar para a Sexta-feira santa, quando o povo se reúne diante da Cruz, reverenciando e chorando a morte que lhe foi imposta. Diga-nos, Jesus, o que temos que aprender neste dia de silêncio e dor?

JESUS: “Não choreis por mim, chorai por vós mesmos e por vossos filhos. Porque se fazem assim com lenho verde, o que acontecerá com o seco?” (Lc 23,28.31)

Fiel: Sim, é isto mesmo! Jesus, das últimas palavras que o Senhor disse no alto da cruz, qual delas deveríamos nos lembrar sempre?

JESUS: “Mulher, eis aí teu filho! Filho, eis aí a tua mãe.” (Jo 19,26)

Fiel: Sim! E como João, precisamos receber tua Mãe santíssima em nossa casa. O Sábado santo é um dia de silêncio, vigília e oração. Tempo de espera. Jesus, o que o Senhor tem a nos dizer para este último dia do Tríduo pascal?

JESUS: “A luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas, porque suas ações eram más.” (Jo 3,19) Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8,12)

Fiel: Para terminar: o que o Senhor espera de mim depois desta Semana Santa?

JESUS: “Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5,16)

Fiel: Ainda paira sobre nós a peste, Senhor. E, de novo, vamos passar a Semana Santa com as portas fechadas e as igrejas vazias. O que pensar de tudo isto, Jesus?

JESUS: “Eu pus à tua frente uma porta aberta que ninguém pode fechar. (Ap 3,8) Em verdade vos digo, eu sou a porta, quem entrar por mim, será salvo, entrará e sairá e encontrará pastagem. (Jo 10,9)

Fiel: Sim, Senhor, muito obrigado e que assim seja.

‹ voltar a página anterior
© 2010 Paróquia Santo Anastácio. Todos os direitos reservados.
CNBB Diocese de Presidente Prudente Vaticano Rádio Onda Viva Canção Nova