|
JESUS É A BASE DO DIÁLOGO
|
08 - Março
Foi isto mesmo que o Papa Francisco disse na sua mensagem para a Quaresma e CF deste ano. Então vamos continuar nosso diálogo com JESUS, para encontrar a Verdade que ilumina a vida que queremos viver.
Fiel: Senhor, hoje se fala muito em ecologia, defesa da natureza, na “mãe terra”. O que o Senhor tem a nos dizer sobre isto?
JESUS: “Aprendei dos lírios do campo, como crescem, e não se matam de trabalhar, nem fiam. Eu vos asseguro que nem Salomão, em todo seu esplendor, se vestiu como um deles.” (Mt 6,28-29)
Fiel: Sim! O Senhor está falando da natureza na sua totalidade, não é?
JESUS: “Olhai as aves do céu, não semeiam, nem colhem, nem juntam em celeiros. Vosso Pai celeste as alimenta.” (Mt 6,26)
Fiel: Senhor, isto significa dizer que o Pai celeste considera suas criaturas igualmente?
JESUS: Ora, “vocês não valem mais do que elas? Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, Ele não fará muitos mais por vocês, homens fracos na fé.” (Mt 6,26b.30)
Fiel: Entendi, Jesus! Deus Pai está preocupado acima de tudo com o homem. E o que devemos fazer para merecer o seu beneplácito neste mundo ecologista?
JESUS: “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6,33)
Fiel: Compreendo! Mas como posso buscar o Reino de Deus em primeiro lugar?
JESUS: “Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz a perdição, são muitos os que entram por ele.” (Mt 7,13)
Fiel: Desculpe insistir. Mas onde posso encontrar esta porta estreita, Senhor?
JESUS: “Eu sou a porta, quem entrar por mim será salvo.” (Jo 10,9)
Fiel: Sim! Se entendi corretamente, o Senhor mesmo é o Reino de Deus?
JESUS: “Eu estou no Pai e o Pai está em mim, as palavras que digo a vocês, não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim, realiza suas obras.” (Jo 14,10-11)
Fiel: Até aqui, Senhor, já aprendi qual é a preocupação principal de Deus Pai; o que é e onde está o Reino de Deus e como posso chegar a ele. Última pergunta: O que o Senhor espera de mim?
JESUS: “O meu Pai é glorificado quando vocês produzem muitos frutos e se tornam meus discípulos.” (Jo 15,8)
Fiel: Nesta tremenda confusão, neste tempo difícil que vivemos, quero ser teu discípulo mais ainda.
JESUS: “Vocês serão meus amigos se praticarem o que vos ordeno. Isto vos ordeno: amai-vos uns aos outros.” (Jo 15,14.17)
Fiel: Sim, Jesus! Com tua Graça e seguindo tua santa Palavra, não vou me perder nas modas deste mundo, venham de onde vier.
JESUS: Então, “deixo-vos a Paz, a minha Paz dou a vocês.” (Jo 14,27)
Fiel: Amém, Senhor!
‹ voltar a página anterior |
|
|