FRATERNIDADE E DIÁLOGO

01 - Março
Em sintonia com a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma e Campanha da Fraternidade/21, onde o Santo Padre destaca que, na base da cultura do diálogo, está JESUS, nossa paz. Vamos, de novo, DIALOGAR com o Senhor e lhe perguntar sobre nossa situação neste tempo de peste e tremenda desolação.

Fiel: Jesus, estamos enfrentando uma peste generalizada, as pessoas estão acuadas e com medo de morrer; nações se acusam mutuamente, tem muita tensão no ar; há quem diga que é o fim do mundo.

JESUS: “Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não vos atemorizeis, é preciso que primeiro aconteça isto, mas não será logo o fim. Nação se levantará contra nação, reino contra reino, haverá grandes terremotos, PESTES e fome em todo lugar, aparecerão fenômenos pavorosos e grandes sinais vindos do céu.” (Lc 21,9-11)

Fiel: O Senhor sabe que para nós, pensar no fim do mundo causa grande pavor. O que o Senhor ainda pode nos falar sobre o fim de tudo?

JESUS: “Depois da grande tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará sua claridade, as estrelas cairão do céu e os poderes que estão nos céus serão abalados. Então, verão o Filho do Homem vindo entre nuvens com grande poder e glória, Ele enviará os anjos e reunirá os eleitos da extremidade da terra à extremidade do céu.” (Mc 13,24-27)

Fiel: Entendi, Senhor! Jesus, assim como a peste também a confusão está generalizada entre nós, muitos se apegam às ciências do mundo para encontrar explicações. Esse é o caminho, Senhor?

JESUS: Lembra-te, “daquele dia e da hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, somente o Pai. Em verdade, céu e terra passarão, mas as minhas Palavras não passarão.” (Mc 13,32)

Fiel: Sim, Jesus, tua Palavra jamais passará! Mas, neste tempo, até tua Santíssima Palavra foi misturada na confusão que vivemos.

JESUS: “Ficai atentos para que ninguém vos engane, pois muitos virão em meu Nome, dizendo: ‘Sou eu’... e enganarão a muitos.” (Mc 13,5-6)

Fiel: Então, o que fazer para não ser enganado?

JESUS: “Quem tem meus mandamentos e os observa é porque me ama, e quem me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e a ele me manifestarei.” (Jo 14,21)

Fiel: Tenho procurado observar teus Mandamentos, mas como posso saber se realmente estou unido ao Senhor?

JESUS: “Eu sou a videira e vós sois os ramos, aquele que permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Sem mim, nada podeis fazer.” (Jo 15,5)

Fiel: Sim, entendi! Estou unido ao Senhor quando produzo os frutos que o Senhor de mim espera. Jesus, última pergunta: hoje há muito ódio contra quem professa teu santo Nome, se fala de cristofobia. O que pensar desta situação que tem levado milhares à morte?

JESUS: “Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo, por isso o mundo vos odeia.” (Jo 15,19)

Fiel: Tem como escapar deste ódio, Senhor?

JESUS: “Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é maior que seu Senhor, se a mim perseguiram, também a vós perseguirão.” (Jo 15,20)

Fiel: Neste caso, só posso dizer: ajudai-nos, amado Jesus!

JESUS: Sim, “estou convosco todos os dias até a consumação dos tempos.” (Mt 28,20)