FAZEI TUDO O QUE ELE DISSER

11 - Outubro
Na Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vamos ouvir o evangelho que conta o que Jesus fez na festa de casamento em Caná da Galileia, onde Ele iniciou seus milagres. O milagre aconteceu a pedido de Maria, mãe de Jesus. Mas será que foi por acaso o primeiro milagre de Nosso Senhor Jesus Cristo ter acontecido numa festa de casamento?

Não! Absolutamente nada na vida de Jesus foi por acaso. Pois Ele disse: “Tenho um testemunho maior que o de João, são as obras que o Pai me encarregou de realizar.” (Jo 5,36) Iniciar os milagres numa festa de casamento, a pedido de sua Santíssima Mãe, é um recado de Jesus para nós: é festa para Deus quando o homem e a mulher unem suas vida no amor para a vida conjugal e, através dela, iniciam uma família sobre a terra.

Sim, é festa para Deus o momento em que o homem e a mulher fazem o que Ele disse quando os criou: “O homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne.” (Gn 2,24) É festa porque, neste momento, Deus Criador renova a primeira benção que deu à humanidade: “Deus os abençoou e disse: sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a, dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e sobre todo ser vivo que rasteja pela terra.” (Gn 1,28)

A ecologia que agrada a Deus é a terra cheia de seus filhos e filhas e por eles dominada: “Dou para vocês, sobre a terra inteira, toda erva que dá semente e todas as árvores que produzem fruto para vos sirvam de alimento.” (Gn 1,29) Deus criou tudo para que nada faltasse à família humana.

Ora, foi movida por esta certeza que Maria Santíssima aproximou de seu amado Filho e intercedeu pela alegria daquela festa de casamento. E Jesus, encarregado de realizar as obras do Pai, transformou seiscentos litros de água em vinho da melhor e mais fina qualidade.

Caro leitor, a família pela qual Deus te trouxe ao mundo e a família que você constituiu no amor é uma oportunidade ímpar de benção para você. Peço a Nossa Senhora Aparecida que interceda junto a Jesus toda Graça de que você e sua família estejam precisando. Fique com Deus e esteja em paz.