Paróquia Santo Anatácio
  Horários de Missas
  TERÇA 07h00 - MANHÃ
QUINTA 19h30 - NOITE
SEXTA 07h00 - MANHÃ
SÁBADO 18h30
DOMINGO 08h00 - 10h00 - 19h00
   

O REINO DE DEUS É COMO O REI

17 - Setembro
Neste domingo, 13 de setembro, Jesus responde a Pedro sobre o perdão, e compara o Reino de Deus ao rei que ouviu o pedido do servo pobre, teve compaixão e perdoou sua enorme dívida. Ao sair dali, o servo pobre encontrou um companheiro de servidão que lhe devia cem moedas, agarrou o companheiro pelo pescoço, exigindo que pagasse o que devia. Não tendo como pagar, o companheiro pediu clemência, o servo pobre não ouviu o pedido do companheiro e o entregou à prisão. Entre o rei e o servo pobre de que fala Jesus, quem agiu com clemência (atitude humilde) e quem agiu com força (atitude do poderoso)? Qual deles cumpriu o que Jesus ordenou: é preciso perdoar setenta vezes sete? Note que, na parábola de Jesus, aquele pobre não foi solidário nem clemente, como o rei tinha sido com ele.

Em Lucas 18,9-14, Jesus conta que dois homens foram ao Templo para rezar, um era fariseu e outro publicano (cobrador de impostos). Economicamente o fariseu era pobre e o publicano rico (cf. Lc 19,2). Os dois rezaram a Deus. Jesus disse que o publicano rico voltou para casa justificado, mas o outro não, e completou: “Todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” O publicano rico mostrou humildade a Deus, o fariseu pobre rezou como se fosse “sócio” de Deus. Não foi ouvido.

Diante da Palavra deste domingo, fica claro que só quem está longe da Verdade e perto da mentira apresenta Nosso Senhor Jesus Cristo como revolucionário social. O Catecismo da Igreja Católica, referindo-se à passagem de Lucas, diz que a sede da humildade é o coração (n. 2613) e não a condição social. Fique com a Verdade e seja abençoado, pois Jesus disse: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.” (Jo 8,32)

‹ voltar a página anterior
© 2010 Paróquia Santo Anastácio. Todos os direitos reservados.
CNBB Diocese de Presidente Prudente Vaticano Rádio Onda Viva Canção Nova